GPS Brasília comscore

STF mantém Carlos como réu por relacionar Jean Wyllys à facada em Bolsonaro

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria manter a anulação da decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que rejeitou uma queixa-crime apresentada pelo PSol contra o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). 

 

Com essa determinação, o parlamentar volta a ser réu em virtude de uma publicação que fez em suas redes sociais, na qual relacionava o ex-deputado Jean Wyllys (PT) ao atentado sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018.

 

Os ministros Dias Toffoli e Edson Fachin seguiram a decisão proferida pelo ministro Gilmar Mendes, que solicitou um novo julgamento no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. 

 

O magistrado entendeu que a análise realizada pelo TJ-RJ se baseou apenas em um post no Twitter, sem levar em consideração o conteúdo integral da publicação feita por Carlos Bolsonaro.

 

Em abril de 2020, o filho do ex-presidente endossou uma postagem do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que relacionava Jean Wyllys a Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada em Jair Bolsonaro durante sua campanha presidencial.

 

Na ocasião, Carlos Bolsonaro escreveu: “CONFERE? Precisa desenhar ainda tudo que está acontecendo???? O desespero ‘bate na bunda’ do piçou, a linha auxiliar do PT e ‘adversário’ conivente do PSDB. O problema é que no sentido real, vão gostar…” e “Exclusivo: em depoimento à PF, testemunha revela que Adélio Bispo esteve no gabinete de Jean Wyllys“.

 

Gilmar Mendes ressaltou que existem limites para a liberdade de expressão e que a imunidade parlamentar não deve proteger em casos de infrações penais e ataques à honra de terceiros. 

 

A posição do magistrado foi acompanhada por Fachin e Toffoli, enquanto os ministros Nunes Marques e André Mendonça votaram de forma contrária.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.