GPS Brasília comscore

STF julgará na próxima semana recurso de Lira sobre corrupção passiva

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para terça-feira (6) o julgamento do recurso interposto pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contestando a decisão que o tornou réu por corrupção passiva.

 

Após um pedido de vista feito pelo ministro Dias Toffoli em 2020, o caso foi liberado por ele para ser julgado.

 

Em outubro de 2019, o colegiado do STF aceitou a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Lira, baseada na acusação de que ele teria recebido R$ 106 mil em propina em espécie.

 

No entanto, mesmo com essa decisão, a ação penal ainda não foi formalmente instaurada, e Lira não se tornou réu de fato, uma vez que era cabível recurso contra a determinação. O recurso em questão será avaliado na terça-feira.

 

Origem do caso

O caso remonta a 2012, quando um dos assessores parlamentares do deputado foi flagrado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, tentando embarcar para Brasília com a quantia em dinheiro. Após o incidente, Arthur Lira admitiu ter pago as passagens de ida e volta do assessor à capital paulista, mas alegou desconhecer a presença do dinheiro.

 

A denúncia também alegou que a propina teria sido paga pelo então presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Francisco Colombo, com o objetivo de obter apoio político para permanecer no cargo.

 

O que diz a defesa?

A defesa de Arthur Lira argumentou no processo que as investigações não foram capazes de comprovar o seu envolvimento no suposto ato de “receber”, e que as acusações foram baseadas apenas no depoimento de um delator conhecido por ser “inimigo do deputado”.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.