GPS Brasília comscore

STF inicia nesta terça (25) julgamento que pode tornar Bolsonaro e aliados réus por tentativa de golpe

Ex-presidente e sete ex-integrantes do governo são acusados de crimes contra o Estado Democrático de Direito

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta terça-feira (25), a análise da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete ex-integrantes de seu governo, acusados de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado em 2022. O julgamento, que se estenderá até quarta-feira (26), será dividido em três sessões.

Para garantir a segurança no entorno do STF e o andamento do julgamento, a Secretaria de Polícia Judicial adotou medidas preventivas em parceria com a Segurança Pública do Distrito Federal. Entre as ações estão o aumento do controle de acesso ao tribunal, monitoramento reforçado, policiamento ostensivo e equipes de resposta rápida para eventuais emergências. Apesar das precauções, não há previsão de bloqueio de vias na Esplanada dos Ministérios, segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF. O estacionamento ao longo dos meios-fios na região, no entanto, será restringido.

A denúncia, apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), aponta Bolsonaro e outros sete ex-membros do governo como integrantes do chamado “núcleo crucial” de uma organização criminosa voltada para atentar contra a ordem democrática. São eles:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
  • Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF
  • General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa
  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil

O grupo é acusado de cometer cinco crimes: golpe de estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Se a denúncia for aceita, os acusados se tornarão réus e uma ação penal será formalmente instaurada. Caso contrário, o processo será arquivado.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Meaningful Journeys reúne roteiros e propõe uma nova forma de …

Psicofobia vai muito além de comentários depreciativos. Ela é estrutural. …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.