GPS Brasília comscore

STF inicia julgamento do terceiro núcleo da tentativa de golpe

Denúncia da PGR aponta envolvimento de 12 acusados no planejamento de ações táticas para impedir a posse de Lula

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta terça-feira (20), o julgamento de mais um grupo investigado por envolvimento na tentativa de golpe de Estado, parte do inquérito conduzido pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O chamado “núcleo 3” é formado por 12 pessoas, entre elas militares da ativa e da reserva do Exército e um agente da Polícia Federal, acusados de planejar ações táticas para efetivar o golpe, especialmente após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Assista o julgamento ao vivo:

Os acusados ocupavam cargos estratégicos e tinham acesso a informações sensíveis. Entre eles estão coronéis e generais que, segundo a Polícia Federal, articularam reuniões, redigiram manifestos, tentaram influenciar comandantes militares e integravam grupos de elite como os “kids pretos”, especializados em missões sigilosas. Alguns participaram diretamente de conversas sobre sequestro e possível assassinato de autoridades, como o ministro Alexandre de Moraes, além de usarem aparelhos clandestinos para dificultar rastreamento.

O julgamento está previsto para ocorrer em três sessões, nesta terça e quarta-feira (21), quando os ministros da Primeira Turma vão decidir se os 12 denunciados se tornam réus. O processo faz parte de uma denúncia maior que foi dividida em cinco núcleos pela PGR, com o objetivo de organizar a responsabilização dos envolvidos em diferentes níveis e funções dentro da suposta tentativa de golpe.

Quem já foi julgado

Até o momento, o STF já aceitou denúncias contra os núcleos 1, 2 e 4. O núcleo 1, considerado o mais central, inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros aliados de alto escalão, como Braga Netto, Augusto Heleno e Anderson Torres. No núcleo 2, os denunciados atuavam na gestão e coordenação das ações golpistas, enquanto o núcleo 4 era responsável pela propagação de desinformação e ataques ao sistema eleitoral.

Por fim, o núcleo 5, ainda pendente de julgamento, é composto apenas por Paulo Figueiredo, ex-apresentador da Jovem Pan e neto do general Figueiredo. Ele é acusado de usar sua influência na mídia e entre militares para apoiar a tentativa de golpe. Segundo a PGR, Figueiredo ainda não apresentou defesa e pode ser julgado à revelia pelo STF.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

Transtorno é caracterizado por intensas oscilações de humor, que podem …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.