GPS Brasília comscore

STF decide por inconstitucionalidade de regras de distribuição de sobras eleitorais

O Supremo Tribunal Federal (STF), após uma sessão intensa nesta quarta-feira (28), decidiu, por 7 votos favoráveis e quatro contrários, pela inconstitucionalidade da norma que estabeleceu critérios de desempenho para que partidos e candidatos disputem vagas eleitorais remanescentes.

O julgamento é resposta às ações que questionavam as regras de distribuição das chamadas “sobras eleitorais” nas eleições proporcionais para cargos de deputados e também de vereadores. 

A decisão poderia acarretar em uma redistribuição das vagas, impactando diretamente o mandato de sete deputados federais e abrindo espaço para a entrada de outros candidatos em seus lugares.

No entanto, os ministros deliberaram que a regra só terá validade a partir das eleições municipais deste ano, dando tempo para os ajustes necessários, o que mantém a atual configuração da Câmara dos Deputados.

A lei agora invalidada estipulava que somente poderiam concorrer às sobras os partidos que obtivessem pelo menos 80% do quociente eleitoral e os candidatos que somassem votos em número igual ou superior a 20% desse quociente. No entanto, essa exigência foi considerada inconstitucional pela maioria dos ministros.

As legendas Rede Sustentabilidade, Partido Socialista Brasileiro (PSB) e Partido Progressista (PP) foram autoras das ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) para questionar as alterações na legislação eleitoral, feitas em 2021.

A maioria dos ministros entendeu que todas as legendas e candidatos que participaram do pleito têm o direito de concorrer às sobras, independentemente de alcançarem os valores estabelecidos pela norma agora declarada inconstitucional.

Um destaque do julgamento foi a participação do novo ministro Flávio Dino, que votou pela inconstitucionalidade da regra em sua primeira participação em julgamento presencial no plenário do STF. O ex-ministro da Justiça pôde analisar a questão uma vez que sua antecessora, a ministra Rosa Weber, ainda não havia proferido seu voto.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.