Categories: Política

STF decide agora se Collor responderá por organização ou associação criminosa

O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu condenar o ex-presidente Fernando Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na esteira da Operação Lava Jato, mas a Corte se dividiu, nesta quinta-feira (26), sobre enquadrar o ex-senador por organização criminosa. Quatro magistrados defendem a condenação nos termos da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República, enquanto outros quatro ministros propõem que Collor seja sentenciado por associação criminosa – tipificação que implica em pena menos grave.

 

O julgamento sobre a denúncia em que a PGR acusa Collor de usar sua “influência política” na BR Distribuidora para viabilizar contratos da UTC Engenharia foi retomado com um placar de 7 x 2. A sessão seria aberta com o voto da ministra Rosa Weber, mas o ministro Alexandre de Moraes pediu a palavra para ajustar seu voto.

 

Alexandre manteve o posicionamento pela condenação de Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas decidiu acompanhar uma divergência aberta pelo ministro André Mendonça, para que Collor seja condenado por associação criminosa. Também seguiu tal vertente o ministro Dias Toffoli.

 

Logo em seguida, Rosa Weber deu início à leitura de seu voto, antecipando seu teor: “Acompanho o relator com relação aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, embora o faça por uma linha de fundamentação um pouco diversa. E embora haja uma linha tênue entre organização e associação criminosa, opto por desclassificar o crime para associação criminosa”.

 

De outro lado, os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia acompanharam integralmente o voto do relator, Edson Fachin, para que Collor seja condenado pelos três crimes imputados pela PGR.

 

O crime de organização criminosa, o qual a Procuradoria imputa a Collor, é previsto em lei específica, que descreve a “associação de quatro ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais”. A pena prevista para tal delito é de três a oito anos de reclusão.

 

Já o delito de associação criminosa é descrito no Código Penal como a “associação de três ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes”. A pena é de reclusão de um a três anos.

 

Cálculo de pena

Quando Rosa terminar de ler seu voto, os ministros dão início à discussão sobre a dosimetria da pena de Collor. Fachin defende 33 anos em regime fechado para o ex-presidente. Uma eventual só pode ocorrer quando a sentença se tornar definitiva – ou seja, quando se esgotarem todos os recursos possíveis.

 

A proposta de Fachin é a de que Collor seja sentenciado a cinco anos e quatro meses por corrupção passiva; a quatro anos e um mês por participação em organização criminosa; e a 24 anos, cinco meses e dez dias por 107 atos de lavagem de dinheiro.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Com temática italiana, Nicolas Villa Real e Janiny Viana se casam no Lago Norte

Noiva desfilou com um vestido de conto de fadas, e festa foi um verdadeiro sonho…

24 minutos ago

Após repercussão, Mayara Noronha Rocha defende regulamentação dos “puxadinhos”

Esposa do governador Ibaneis ressaltou, contudo, que muitos não sabem sobre uma lei que rege…

38 minutos ago

Parque nos EUA ganhará montanha-russa mais alta e rápida do mundo

Brinquedo será inaugurado no verão de 2025 e alcançará velocidade de 95km/h

59 minutos ago

Com risco de prejuízos, CNC alerta sobre urgência para a reforma administrativa

Estudo revela que crescimento descontrolado da dívida pode prejudicar setor produtivo

1 hora ago

Depoimento de Carla Zambelli ao STF é remarcado para segunda-feira

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deve prestar depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) na…

2 horas ago

Irã lança mísseis contra Israel e ameaça novos ataques

Ofensiva atingiu, principalmente, Tel Aviv; oito pessoas morreram

2 horas ago