GPS Brasília comscore

STF dá 18 meses para Congresso regulamentar licença-paternidade

Nesta quinta-feira (14), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o Congresso Nacional precisa aprovar uma lei para regulamentar a licença-paternidade no Brasil. Os parlamentares têm 18 meses para definir as regras desse benefício. Se não o fizerem, a licença-paternidade seguirá as mesmas regras da licença-maternidade, que é de 120 dias.

A ação foi movida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) em 2012, buscando o reconhecimento desse direito.

Atualmente, a licença-paternidade é de cinco dias em casos de nascimento, adoção ou guarda compartilhada, conforme previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) desde a Constituição de 1988.

Segundo o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), a licença de cinco dias deveria ser temporária até que o Congresso aprovasse uma lei específica, o que nunca aconteceu.

A decisão do STF, baseada no voto do ministro Luís Roberto Barroso, reconheceu a omissão do Congresso em regulamentar a norma. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca que a licença-paternidade está presente em 115 países, sendo remunerada em 102 deles, com duração média de 3,3 dias.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Coordenação da ABE reforça protagonismo dos vinhos e espumantes brasileiros …

Pesquisa revelou que 47% dos homens se achavam bonitos, 44% …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.