O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (14), Matheus Lima de Carvalho Lazaro, de 24 anos, a uma pena de 17 anos de prisão. Ele participou dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília.
Matheus Lazaro é o terceiro dos quatro primeiros réus a serem julgados pelo envolvimento nos ataques aos Três Poderes de Brasília. Antes, a Suprema Corte já havia condenado Aécio Lúcio Pereira Costa a 17 anos de prisão, assim como Thiago de Assis Mathar, que recebeu a pena de 14 anos de prisão.
No caso de Matheus, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou pela condenação do jovem a 17 anos de prisão, imputando-lhe cinco crimes, entre os quais se destaca o de golpe de Estado.
Além disso, o ministro defendeu a condenação de Matheus por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça com substância inflamável contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento do STF é parte de um esforço contínuo para responsabilizar aqueles que se envolveram em atos que ameaçaram a democracia e a estabilidade institucional do País.
Até o momento, os ministros do STF repetiram seus votos da primeira ação penal, na qual condenaram Aécio Lúcio Costa Pereira a 17 anos de prisão pelos mesmos crimes.