Categories: Cotidiano

Startup propõe adoção de corais para salvar nossa floresta submersa

Em **Alagoas, Maragogi** entrou no radar. Não somente como **destino turístico cobiçado**, mas também como **centro de controle ambiental**, o que pode mudar toda a dinâmica da bela cidade de 35 mil habitantes.

Tudo em função das **paisagens paradisíacas de águas cristalinas** que formam imensas piscinas de areias fofas conhecidas como **Galés**. O fato é que neste ambiente aquático os corais finalmente ganharam sua **notoriedade**.

Eles são **plantas**, mas configuram também como **animais** da nossa floresta tropical submersa quando comparados com **anêmonas** e **águas-vivas**, com a diferença de serem estáticos e conectados a um esqueleto de cálcio.

Mas são vivos, e sua atividade essencial nesse _habitat_ é **fornecer oxigênio, nutrientes e abrigo** para 25% dos organismos que habitam nossos oceanos. A partir daí, os motivos para atenção aos **corais** passaram a ser também econômicos.

Haja vista que **80%** do turismo nacional ocorre em **áreas costeiras**. Por essas e outras, uma _startup_ chamada **Biofábrica de Corais** passou a incentivar os estados de **Alagoas** e **Pernambuco** a preservar e restaurar seus corais.

E um dos projetos consiste em **adotar** um coral ou um banco inteiro deles. Tudo começou em **Porto de Galinhas** e **Tamandaré**, ano passado, desembocando em **Maragogi** este ano. A adoção pode começar em **R$ 60** e chegar a **R$ 3 mil** mensais.

O time de **especialistas ambientais restaura e cultiva** em berços criados com **tecnologia em 3D**, próprias para cultivo. A adoção tem validade de **um ano** e nesse período o tutor recebe **fotografias** de todo o processo até que eles sejam transplantados ao seu ambiente natural.

O tutor, por sua vez, ganha **certificado**, e também **benesses** em **pousadas e restaurantes** nestas cidades que abrigam o projeto. Em Maragogi, o casal Riva e Mari, proprietários da pousada **RiiA**, na praia de Barra Grande, são entusiastas deste projeto que já chama atenção de ambientalistas do mundo inteiro.

_”Fomos os primeiros em toda a cidade a realizar a parceria de adoção de corais **Millepora alcicornis**, que também são conhecidos como Coral-de-Fogo. Um dos principais pilares da pousada RiiA é a conservação do meio ambiente e a conservação ecológica de Maragogi”_, discorre o casal proprietário da pousada.

**Saiba como participar:**

– https://www.instagram.com/pousadariia

– https://loja-biofabricadecorais.paytour.com.br/produto/adote-uma-mesa-de-bercario-de-milleporas

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

“Twisters”: um legado de ação e efeitos visuais

Colunista de cinema do GPS Brasília, Anna Salles dá 3 de cinco estrelas para o…

1 hora ago

Alerta de segurança interrompe viagem do rei Charles III e da rainha Camilla

O casal estava participando de um evento em Jersey, nas Ilhas do Canal; o caso…

1 hora ago

Ramagem diz que gravação sobre investigação de Flávio teve autorização de Bolsonaro

Ex-diretor da Abin diz que gravação foi feita para proteger ex-presidente

2 horas ago

Mastruz com Leite abrirá o “Maior São João do Cerrado” em Ceilândia

Maior festa fora de época do Brasil terá programação completa de 12 a 15 de…

2 horas ago

Detran autua 78 condutores por uso de álcool ou recusa do bafômetro no fim de semana

As equipes de policiamento e fiscalização ainda flagraram 21 condutores inabilitados e 18 com a…

3 horas ago

Após áudio com Ramagem, deputado do DF pede “cadeia” para Bolsonaro

Distrital enxergou crime cometido pelo ex-titular do Planalto para blindar o senador Flávio Bolsonaro

3 horas ago