Não é de hoje que os franceses estão revoltados com ‘Emily em Paris‘ da Netflix, em razão de alguns dos ‘estereótipos’ dados aos parisienses, que atualmente está em gravação de sua quarta temporada. Mas agora a situação parece ter ganhado ares mais tensos, já que alguns dos spots onde a série é gravada apareceram recentemente com pichações ofensivas relacionadas à obra.
A notícia foi divulgada pelo Daily Mail e, de acordo com o portal, os parisienses estão incomodados com o turismo exagerado promovido pelo sucesso da série, se referindo à movimentação excessiva de viajantes como “l’invasion des imbéciles”, tradução de “a invasão dos idiotas”.
Pichações do tipo “Emily, vá embora”, “Emily não é bem vinda” e algumas mais ofensivas e pesadas apareceram em pontos como a Place de l’Estrapade e o restaurante Terra Nera – que na série, ganha o nome de ‘Les Deux Comperes’ e é onde trabalha o personagem Gabriel.
Ainda de acordo com o Daily Mail, a “síndrome de Paris” é o maior problema: a romantização da capital, os turistas que recebem informações pouco fiéis à realidade da vida na capital francesa, e o modo como os parisienses são retratados na série. Nem a Netflix ou o elenco da série se pronunciou sobre o assunto.