Alguns totalmente estreantes nas passarelas da São Paulo Fashion Week Origens (SPFW), outras nem tanto. O maior evento de moda da América Latina tem por princípio colocar em evidência marcas jovens que vem se destacando no mercado. Este ano, são seis estreantes, com um ode à Helô Rocha, que está de volta às passarelas brasileiras e, apesar de ter sido incluída nessa lista, se tem algo que a dona da marca tem é experiência.
Das novas a desfilarem pela primeira vez estão Artemisi, que veste Demi Lovato, Luísa Sonza, Dulce Maria e diversas celebridades; Marina Bitu, um nome nada novo no universo da moda, mas que traz a Sau, a sua marca de beachwear, pela primeira vez às passarelas; a HIST, que tem uma pegada bem geração Z de street style; João Maraschin, um sulista radicado em Londres, que tem em suas roupas a alma, as cores e até tecidos que remetem muito ao Brasil; e a Foz, com sua memória nordestina forte e suas modelagens e detalhes marcados pela inspiração no Nordeste brasileiro, especificamente, o Maranhão.
A Heloísa Rocha Brand precisa de um parágrafo só para ela. A marca é da designer de mesmo nome que é consagrada no país por seu longo trabalho na moda brasileira. Retornou aos holofotes ainda este ano, em 1º de janeiro, quando a primeira-dama do Brasil, Janja, vestiu um look da estilista na posse de seu marido e novo presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.
A designer é um misto de sentimentos. Em sua coleção de estreia, abusou do branco e seus tons, as estampas se fizeram presentes, mas sem roubar a cena das modelagens que inspiram feminilidade liberta, consciente e autoral. A brasilidade se fez presente com elementos característicos da cultura brasileira, principalmente com elementos referentes ao mar e povos que vivem em torno desse.
O SPFW, em sua 56ª edição, acontece ate este domingo, 12.
Confira um look para cada nova — ou quase novo — designer: