GPS Brasília comscore

Sorteio define confrontos das quartas de final da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta terça-feira (20), os confrontos das quartas de final e o chaveamento de cada uma das equipes até uma eventual decisão da Copa do Brasil. Sem clássicos, o sorteio colocou Corinthians e São Paulo e Flamengo e Vasco em lados opostos da chave. Assim, só poderá haver clássicos entre times de São Paulo e do Rio de Janeiro em uma eventual final.

Atual campeão, o São Paulo enfrentará o Atlético-MG nas quartas de final. Já o Corinthians encara o Juventude, que eliminou o Fluminense, nesta próxima fase. Como estão em lados opostos no chaveamento, as equipes só poderão se enfrentar em uma eventual decisão – que seria a revanche da semifinal do último ano. Na expectativa do clássico carioca, Flamengo e Vasco também só poderão se encontrar se avançarem até a decisão do torneio. O time cruzmaltino encara o Athletico-PR nas quartas, enquanto o clube rubro-negro pega o Bahia.

A CBF ainda definiu os mandos de jogos. O Corinthians decide a vaga diante dos gaúchos na Neo Química Arena, enquanto o São Paulo joga a segunda partida em Belo Horizonte, provavelmente na Arena MRV. O Vasco joga a primeira em casa e sai para a decisão contra o Athletico-PR em Curitiba. Já o Bahia recebe o Flamengo, para depois visitá-lo no Maracanã. 

Além da busca pelo título, a competição é a que mais premia no futebol brasileiro. Os clubes que avançarem às semifinais garantem mais R$ 9,45 milhões em premiações. Ao todo, são mais de R$ 500 milhões distribuídos entre as equipes que disputam o torneio.

Sem clássicos regionais até a decisão 
Além dos confrontos das quartas de final, o sorteio na sede da CBF definiu o chaveamento e o caminho das equipes até a decisão. Os vencedores dos confrontos 1 (Vasco x Athletico-PR) e 2 (São Paulo x Atlético-MG) se enfrentam na próxima fase, enquanto aqueles dos duelos 3 (Bahia x Flamengo) e 4 (Juventude x Corinthians) ficam do outro lado da chave.

Por isso, Corinthians e São Paulo só poderão se encontrar na final. Em 2023, o time tricolor, ainda comandado por Dorival Júnior, eliminou o rival nas semifinais; na decisão, superou o Flamengo, com vitória por 1 x 0 na ida e empate por 1 x 1 na volta. Vasco e Flamengo também só farão o clássico carioca na eventual final. Os dois clubes já se encontraram na decisão: em 2006, os rubro-negros se saíram melhor, após vencer os dois duelos, na ida (2 x 0) e na volta (1 x 0). Esta foi a primeira vez que dois times do mesmo estado decidiram a competição.

Um novo encontro entre rubro-negros e tricolores, finalistas do ano passado, também só seria possível na decisão, já que o Flamengo está posicionado do mesmo lado do Corinthians. Por outro lado, cariocas e paulistas podem se enfrentar já nas semifinais. 

Em um dos lados da chave, todos os times venceram ao menos um título de Copa do Brasil: Vasco (1), Athletico-PR (1), São Paulo (1) e Atlético-MG (2). No outro chaveamento, apenas o Bahia nunca se sagrou campeão do torneio. Juventude (1), Corinthians (3) e Flamengo (4) já conquistaram a Copa do Brasil ao longo de suas histórias.

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.