Categories: República

Sondagem da CNI mostra desaceleração na atividade da indústria da construção

O nível da atividade e o número de empregados do setor da construção **desaceleraram depois de quatro meses de altas**, além disso as expectativas dos empresários da construção para os próximos seis meses pioraram. É o que mostra Sondagem Indústria da Construção divulgada nesta terça-feira, 22, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Pelos números, o índice de evolução do nível de atividade da construção caiu de 53,4 pontos para 50 pontos em outubro. **O indicador varia de 0 a 100, e dados acima de 50 pontos demonstram crescimento e, abaixo desse valor, queda**. Como ficou exatamente na linha divisória, a atividade mostrou-se estável entre setembro e outubro, explica a CNI.

**O índice que mede a evolução no número de empregados no setor também recuou**, passando de 53,4 pontos para 50,6 pontos em outubro, apontando, ainda assim, crescimento, mesmo que tímido.

>”A estabilidade na atividade da construção ocorreu após sequência de quatro meses de altas significativas e o emprego cresceu muito pouco, mas cresceu. Ainda temos dados elevados apesar da desaceleração. Mas as expectativas indicam que, nos próximos meses, seguiremos com um ritmo menor de expansão, até mesmo com uma possível queda da atividade e do emprego em algum mês”, diz o **gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo**.

Nesta edição, a sondagem mostra que a **Utilização da Capacidade Operacional da construção permanece em 68% pelo quarto mês consecutivo**. “_É o mais elevado nível de utilização da capacidade operacional na construção para um mês de outubro desde 2013_”, comenta a CNI.

Outro dado da pesquisa, o **Índice de Confiança do Empresário** da indústria da construção caiu 6,2 pontos, para 53,9 pontos, em novembro. O principal fator que explica o recuo, segundo a CNI, é a **expectativa para a economia brasileira para os próximos seis meses**, que indica migração de um estado de otimismo para um estado de pessimismo dos empresários da construção.

“_Os empresários da construção seguem otimistas, mas o otimismo se mostra bem mais moderado que em meses anteriores. Os empresários da construção esperam menor crescimento da atividade e menor número lançamento de novos empreendimentos e serviços nos próximos seis meses. Além disso, pretendem comprar menos insumos e matérias-primas e aumentar menos o número de empregados_”, diz a entidade.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Brasileira participa de versão global de reality RuPaul’s Drag Race

Carioca Miranda Lebrão ficou entre finalistas na edição brasileira do programa em 2023

12 minutos ago

Servidores do GDF terão direito a assistência odontológica

A medida busca ampliar cuidados com a saúde dos servidores públicos

49 minutos ago

Samuel e a luta contra o câncer: história de fé e o projeto para contar sua jornada

Família de Samuel busca apoio para transformar a história de luta do filho em uma…

1 hora ago

GPS|Indica: Ticiana Werner, um restaurante tradicional com toque de empório

Chef apresentou menu sofisticado, que inclui desde saladas até sobremesas deliciosas

3 horas ago

“Twisters”: um legado de ação e efeitos visuais

Colunista de cinema do GPS Brasília, Anna Salles dá 3 de cinco estrelas para o…

14 horas ago

Alerta de segurança interrompe viagem do rei Charles III e da rainha Camilla

O casal estava participando de um evento em Jersey, nas Ilhas do Canal; o caso…

14 horas ago