O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) comemora, nesta sexta-feira (29), seus 36 anos de atuação com uma solenidade no auditório Valderia da Silva Barbosa, no Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O evento, marcado para as 14h, será dedicado a homenagens aos policiais civis que se destacaram em suas funções em 2024.
O principal reconhecimento será direcionado à Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT), integrante do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor). A unidade foi fundamental na recuperação de R$ 200 milhões em ativos oriundos de crimes como corrupção, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e operações de facções criminosas.
Esse montante supera os R$ 141 milhões investidos pelo Tesouro do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos serviços da PCDF em 2023. Além disso, os valores seriam suficientes para sustentar o Serviço Voluntário Gratificado (SVG) por mais de quatro anos ou para a aquisição de 1.750 viaturas tipo SUV, reforçando o combate ao crime organizado no Distrito Federal.
O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, destacou a importância do trabalho realizado pela DOT e pelo Decor. “Essa conquista reforça a relevância dos nossos policiais civis na construção de uma sociedade segura, tanto na repressão de crimes violentos quanto no enfrentamento de práticas financeiras ilícitas. É uma honra celebrar o aniversário do Sinpol-DF destacando um trabalho tão impactante para a sociedade”, afirmou Freitas.
Além da DOT, outros policiais civis serão homenageados por suas atuações de destaque em diferentes áreas. Também serão reconhecidos políticos, autoridades e lideranças que contribuem para a valorização da categoria policial, assim como jornalistas que dão visibilidade às ações da PCDF.
Lista de Homenageados
Mérito coletivo:
- Adriano Viano Batista
- Aldo dos Santos Vieira Rodrigues
- André Felipe Gomes de Medeiros
- Bruno Carvalho de Araújo Otto
- Daniel Rigamonte Baltar
- Eduardo Rossini Rigoli
- Fausto Ramiro Silva
- José Henrique Silva Pereira
- Paula Câmara Guilherme Abbott
- Renata Lídia Faria Silva
- Viviane Guilhoes Barros
Mérito individual:
Entre os homenageados estão agentes de polícia, escrivães, peritos e médicos legistas, como Biomar Ribeiro da Silva, Deyse Paula Gontijo dos Santos, José Antônio Felipe da Silva e Ulysses Damasceno Ferreira, reconhecidos por suas contribuições em diversas frentes da PCDF.
Personalidades políticas:
A solenidade também prestará tributo a autoridades, como o governador Ibaneis Rocha, a senadora Leila Barros e o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, além de outros representantes do Legislativo e Executivo federal e distrital.
Imprensa:
Profissionais da comunicação, como Adriana Bernardes (Correio Braziliense), Caio Barbieri (GPS|Brasília) e Carlos Carone (Metrópoles), receberão reconhecimento pelo trabalho em destacar ações da PCDF.
O evento fará um tributo especial ao ex-diretor do Sinpol-DF, Diego Caldas Vaz dos Santos, e uma homenagem in memorian a Ubirajara Souza Silva.