GPS Brasília comscore

Sinduscon-DF homenageia empresas com mais de 40 anos de atividade

Governador Ibaneis Rocha destaca, no evento, a importância da indústria da construção civil para o crescimento de Brasília

Compartilhe:

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) celebrou seus 59 anos homenageando as empresas associadas com mais de 40 anos de atuação. A solenidade, ocorrida na sexta-feira (31), foi prestigiada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, que destacou a importância do segmento para o desenvolvimento de Brasília.

 

“Nestes 59 anos do Sinduscon, eu não poderia deixar de estar presente para homenagear o setor e as empresas que fazem da construção civil essa pujança. Só temos de agradecer aos mais de 70 mil empregos criados na nossa cidade. Temos trabalhado para trazer aos empresários do setor as oportunidades necessárias para o desenvolvimento da capital. E esse trabalho conjunto tem dado bons frutos”, destacou o governador.

 

O governador Ibaneis Rocha destacou a importância do setor a homenagem aos empresários. Foto: Rayra Paiva/Divulgação

 

Para Ibaneis Rocha, a construção civil foi fundamental para ajudar a superar a crise econômica surgida com a pandemia da covid-19. Também destacou os projetos para os próximos anos. “Depois do Noroeste e da Quadra 500 do Sudoeste, passamos agora pela fase de aprovação do setor Jóquei Clube, que será um novo polo de desenvolvimento da cidade. Temos trabalhado em conjunto com o setor produtivo para sua aprovação”, disse. “O empresariado terá sempre as portas abertas, para destravarmos a cidade, com um ambiente de negócio no qual os empresários tenham a confiança para trabalhar”, finalizou.

 

A sugestão da homenagem às empresas mais antigas foi feita pelo empresário Paulo Octávio, um dos agraciados na solenidade. “No Brasil, chegar a meio século de atividades é quase um milagre. Poucas empresas chegam a 20, 30, 40 anos. Recentemente, falei com o Walid (Sariedine), da Junta Comercial, e sugeri a ele um levantamento de quantas empresas têm 10 anos. É surpreendente: pouquíssimas. A grandeza desta homenagem é que estas empresas resistiram”, avaliou.

 

Ele recebeu um quadro retratando o Brasília Shopping. A obra de arte foi criada por um artista do DF. Para o empresário, foi importante também ver as homenagens de filhos para pais, e vice-versa, ocorridas durante o evento. “As empresas devem se perpetuar. O difícil é isso ocorrer. E esta é a primeira vez, em Brasília, que é feito um tributo às empresas que estão trabalhando em prol da cidade”, completou.

 

O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, agradeceu aos associados pelo apoio durante os quase 60 anos da entidade. “Se nosso sindicato tem força e é reconhecido, devemos isso aos associados, que perseveram e vencem todos os desafios que lhes são impostos por políticas econômicas, crises sociais e prosseguem gerando empregos – 70 mil na cidade e outros 70 mil no entorno – e contribuindo com a economia local, 55% do PIB da indústria e 3% do global”, disse.

 

A entidade homenageou os associados com um quadro de sua construção favorita. “A obra é como um filho para quem a constrói. Sempre nos emocionamos quando nos deparamos com alguma que ajudamos a construir”, afirmou Dionyzio. A ordem da entrega dos quadros foi por tempo de associação, iniciando pelas três mais antigas: Senap Construtora e Incorporadora, com 53 anos de associação; Conbral S/A – Construtora Brasília, que também tem 53 anos de filiação ao Sinduscon-DF; e Basevi Construções, que tem 49 anos nos quadros da entidade.

 

Também foram homenageadas a J.C Peres Engenharia; a Construtora Villela e Carvalho; a Brasal Incorporações e Construções; a Itebra – Construções e Instalações Técnicas; a Arca Empreendimentos Imobiliários e Participações; a Apex Engenharia Comércio e Indústria; a Paulo Octavio Investimentos Imobiliários; a MBR Engenharia; a Conterc Construção Terraplanagem e Consultoria; a Proclima Engenharia; a Via Engenharia; a Construtora Burity; a Emarki Engenharia; a Direcional Engenharia; a Engenharia Carvalho Accioly; a Soltec Engenharia Ltda; e a Emplavi Realizações Imobiliárias.