O Sindifisco Nacional, sindicato que representa os auditores-fiscais da Receita Federal, se aproxima de um momento decisivo com as eleições para a nova diretoria.
Três chapas concorrem ao comando da entidade, que reúne cerca de 16 mil filiados. A votação ocorre em diferentes formatos e datas, sendo o resultado do primeiro turno esperado para o dia 11 de outubro.
A disputa envolve três chapas. A Chapa 1 é encabeçada pelo auditor-fiscal George Souza e representa o grupo que já esteve no comando da entidade na gestão anterior, quando foi diretor sindical, e tenta retornar, mas agora como presidente. George tem mais de 20 anos de atuação no Congresso Nacional, como assessor parlamentar, e foi requisitado por um período pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aém de ser o atual presidente do Sindifisco do DF.
A Chapa 2, que representa a atual administração, tem como candidato o auditor Dão Real, que atua como aduaneiro e já foi eleito por três vezes como indicação da categoria para o cargo de secretário da Receita Federal. Dão Real também é presidente do Instituto de Justiça Fiscal (IJF).
Formada por grande parte de aposentados, a Chapa 3 é liderada pela auditora Rose Ane Augusto Mariano.
Eleições
A eleição será realizada em três modalidades distintas. A votação pela internet ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro, enquanto a votação presencial será feita nas delegacias sindicais no dia 26 de setembro. Já os votos enviados pelos correios também poderão ser postados até essa mesma data. Caso haja necessidade de um segundo turno, a votação online será realizada nos dias 7 e 8 de novembro, com a presencial e pelos correios ocorrendo no dia 14 de novembro.
Todos os auditores-fiscais filiados ao Sindifisco Nacional, tanto ativos quanto aposentados, têm direito ao voto. Nas últimas eleições, realizadas em 2021, cerca de 9 mil auditores participaram do processo.
O prazo final para a divulgação do resultado do primeiro turno está previsto para o dia 11 de outubro. Se a disputa for para o segundo turno, o resultado será conhecido no dia 30 de novembro.
A posse da nova diretoria ocorrerá no dia 2 de janeiro de 2025, com o mandato se estendendo até 1º de janeiro de 2028.