A galeria Simões de Assis, em São Paulo, recebe de 27 de março a 10 de maio a exposição Infinito, com pinturas inéditas de Jorge Guinle (1947-1987). O conjunto, composto por 10 obras – nove delas de grande formato –, foi produzido pelo artista em Nova York entre 1985 e 1986 e chega ao Brasil pela primeira vez. A mostra evidencia um período marcante da trajetória do artista, refletindo a maturidade artística e a intensidade emocional que caracterizaram seus últimos anos de produção.
No período em que produziu as telas, Guinle participou da 17ª Bienal de São Paulo e realizou exposições individuais em importantes galerias. Paralelamente, o artista enfrentava o diagnóstico de doenças relacionadas à aids, que levou ao seu falecimento em 1987. Jorge Guinle viveu entre o Rio de Janeiro e Paris durante o período de 1965 a 1977, fixando-se na cidade carioca em 1977. Nos anos seguintes, o clima de abertura política no país favoreceu as manifestações artísticas e Guinle retomou sua carreira.
As pinturas produzidas por Jorge Guinle em Nova York, entre 1985 e 1986, apresentam composições mais fluidas e translúcidas, sem perder a expressividade gestual e o uso marcante das cores. A exposição inclui textos da curadora e historiadora Vanda Klabin, que acompanhou de perto a trajetória do artista. Reconhecido pela abordagem singular na pintura contemporânea brasileira, Guinle manteve um diálogo constante com movimentos internacionais, como o expressionismo abstrato e a pintura norte-americana do pós-guerra.

Foto: Erika-Mayumi

Foto: Erika-Mayumi
Ao longo de sua carreira, Guinle foi um dos grandes incentivadores da revalorização da pintura nos anos 1980, sendo uma referência fundamental para a chamada Geração 80. A série de pinturas realizadas no Kaufman’s Studio, em Nova York, permaneceu inédita até o momento, mesmo sendo considerada uma das mais significativas de sua carreira As nove pinturas foram localizadas pela galeria Simões de Assis e trazidas para primeira exposição no Brasil, ao lado de outras obras produzidas entre 1985 e 1986.

Foto: Erika-Mayumi
Serviço
“Infinito”, exposição individual de Jorge Guinle
Período expositivo: 27 de março a 10 de maio de 2025
Local: Simões de Assis | Alameda Lorena, n° 2050 – térreo – Jardins – São Paulo/SP
Horário de visitação: segunda a sexta, das 10h às 19h | sábados, das 10h às 15h
Entrada gratuita – @simoesdeassis_