O publicitário Sidônio Palmeira toma posse nesta terça-feira (14), como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
Sidônio substitui Paulo Pimenta (PT-RS), que ocupava o cargo desde o início do atual mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A mudança busca aprimorar a comunicação do governo, que vem sendo criticada publicamente, inclusive, pelo próprio chefe do Executivo.
O novo chefe da comunicação foi o responsável pela estratégia de marketing da campanha de Lula nas eleições de 2022, desempenhando papel na montagem de peças publicitárias, na vitória contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Desde então, manteve proximidade com o Palácio do Planalto, participando de reuniões e auxiliando na formulação de estratégias de comunicação. Ele assume o cargo com a missão de melhorar a divulgação das ações do governo e alinhar os discursos dos diversos ministérios.
Na segunda (13), Lula se reuniu com Sidônio e o secretário de Comunicação Institucional, Laércio Portela. A pauta incluiu ações para combater fake news sobre a repercussão da suposta taxação do Pix.
As notícias surgiram após a Receita Federal implementar uma norma que exige o repasse de informações sobre transações acima de R$ 5 mil mensais para pessoas físicas.
Na semana passada, Lula gravou um vídeo para desmentir as informações. Nas imagens, ele faz um Pix de R$ 1 mil para a Arena Corinthians e reforça que não há cobrança de taxas sobre as transferências. O estádio acumula uma dívida com a Caixa de R$ 710 milhões desde sua construção, em 2014.