O administrador do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Bruno Oliveira, participou nesta semana de um workshop promovido pela Secretaria de Projetos Especiais do DF, em parceria com o Crea-DF, com foco na ampliação de parcerias público-privadas e no fortalecimento do programa Adote uma Praça.
Durante o evento, Bruno destacou a importância da participação do setor privado em soluções urbanas, com exemplos bem-sucedidos no Distrito Federal, incluindo o Setor Hospitalar, o projeto de inovação Sesilab, e a Floresta do Ariosvaldo, criada por um morador de Ceilândia com foco na sustentabilidade.
Oliveira aproveitou a ocasião para relembrar sua atuação como secretário-executivo da Secretaria de Projetos Especiais, quando participou da formulação do decreto que regulamentou o Adote uma Praça no DF. Ele compartilhou experiências sobre a implementação da legislação e seu impacto prático na urbanização de espaços públicos com o apoio da iniciativa privada.
Um dos destaques foi o modelo adotado no próprio SIA, onde rotatórias passaram a ser cuidadas por empresários locais, inspirados por exemplos semelhantes de São Paulo. “A adoção das rotatórias tem promovido embelezamento, urbanização e cidadania, além de desonerar os cofres públicos. Ganha o SIA, ganha o DF e, principalmente, ganha a população”, afirmou o administrador.
A proposta, segundo ele, fortalece o sentimento de pertencimento da comunidade e estimula a responsabilidade compartilhada na construção de uma cidade mais moderna, limpa e acolhedora.