A Casa de Chá, situada na icônica Praça dos Três Poderes, foi o cenário perfeito para o lançamento do sexto volume da coleção “Histórias de Brasília”, na noite desta quarta-feira (24). A nova obra, de autoria do jornalista e pesquisador João Carlos Amador, aprofunda-se nos marcos históricos e arquitetônicos da Esplanada dos Ministérios e da própria Praça dos Três Poderes, destacando também a revitalização emocionante da Casa de Chá.

“Histórias de Brasília 6 – Praça dos Três Poderes e Casa de Chá” | Foto: Vanessa Castro
O evento contou com a presença de diversas autoridades e figuras importantes da cidade. Entre os convidados estavam o presidente do Sistema Fecomércio-DF e do Conselho Regional do Senac-DF, José Aparecido Freire, o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, e a diretora de educação profissional da instituição, Cíntia Gontijo.

José Aparecido Freire, João Carlos Amador e Vitor Corrêa | Foto: Vanessa Castro
João Carlos Amador expressou sua satisfação com o evento e a escolha do local. “Lançar este volume em um lugar tão emblemático como a Casa de Chá, que está sendo revitalizada, é um marco significativo para mim”, afirmou o autor, visivelmente emocionado com a recepção do público.
O livro “Histórias de Brasília 6 – Praça dos Três Poderes e Casa de Chá” revela detalhes fascinantes sobre a capital federal, incluindo a inspiração chinesa por trás da Casa de Chá e histórias sobre os bustos de figuras como Juscelino Kubitschek, Israel Pinheiro e Tiradentes. Amador também explora a parceria entre Lucio Costa e Oscar Niemeyer desde os primeiros dias na Escola Nacional de Belas Artes até a concepção do plano urbanístico de Brasília.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, também destacou a importância da obra e da parceria com a editora. “Com essa colaboração, a Editora Senac-DF reafirma seu compromisso com Brasília e a educação, trazendo ao público curiosidades cuidadosamente pesquisadas por João Carlos Amador”, disse.
Confira quem esteve presente pelas lentes de Vanessa Castro: