GPS Brasília comscore

Seu pet x barulhos de festas de fim de ano, e agora?

Fogos de artifícios, músicas altas, trânsitos com buzinas e todos os ruídos fora da rotina, podem incomodar e ter _efeitos negativos_ nos animais de estimação. Tudo é mais sensível para os cães, enquanto nós, humanos, ouvimos entre os entre 16 e 20 mil Hz, os cachorros são capazes de detectar sons entre 10 e 45 mil Hz, um espectro bem maior. Portanto, para os cachorros, sons comuns se tornam um barulho muito forte e ensurdecedor.

A queima de fogos na virada do ano é um verdadeiro **bombardeio** para eles. Alguns tentam fugir de casa, outros procuram um lugar para esconder, e há aqueles que ficam agressivos. Mas não são apenas os cães que sofrem com os rojões. Os gatos também têm medo do barulho, porque são animais que gostam da rotina e tranquilidade. O som fora do habitual provocado pelos fogos de artifício faz com que os felinos fiquem transtornados e tenham reações ruins.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas pelos tutores para **minimizar o sofrimento** dos pets por causa da queima de fogos. É claro que cada animal reage de um jeito ao barulho, por isso é importante não ignorar os sinais que ele apresenta quando está com medo.

O pavor que cães e gatos sentem, muitas vezes tem a ver com traumas já vividos por eles. Sinais como: aumento de frequência cardíaca, de movimentos respiratórios e de pressão arterial, que podem ser acompanhados por salivação excessiva, tremores e até mesmo comprometimento da função cardiorrespiratória, podem ser fatais

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/mikhail_vasilyev_Nodtn_Cs_Ld_TE_unsplash_5e2719c8c2.jpg)

A veterinária Camila Fernandes explicou que tudo que não é apresentado ao bichinho pode gerar uma memória afetiva negativa ao animal. _“A intensidade de apresentação desse estímulo — no caso, o sonoro — agrava a situação, uma vez que a audição dos cães e gatos é extremamente potente, o que intensifica ainda mais o desconforto. Durante o momento de queima de fogos, vale tentar distrair o animal, seja com brincadeiras, comida ou massagem, por exemplo”._

Fones de ouvido para cães ou mesmo chumaços de algodão também são bem-vindos para ajudar na **redução do ruído**, mas somente se o animal já estiver acostumado com eles. Segundo a veterinária, caso o animal receba bem o acessório, pode funcionar e protegê-lo mais efetivamente.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/H6140fb25862040f795611a4d09590a609_a403fce937.jpg)

Uma saída mais radical é optar pelo uso de calmantes para cachorro com medo de fogos, desde que sob orientação de um médico-veterinário especialista em comportamento. Porém, Camila indica medicações mais naturais. _“Assim, reduz-se a chance do tutor ser orientado a usar medicações com efeitos sedativos, que podem aumentar os riscos de óbito. Os homeopáticos e os feromônios são sempre bem-vindos”_, diz Camila.

Caso seja imprescindível sair de casa, leve o cachorro consigo junto aos seus brinquedos e caminha — jamais o deixe sozinho durante o momento estressante.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/nomao_saeki_DX_4_XRS_7w6_Cw_unsplash_a8dcf64aba.jpg)

Além dessas dicas, você pode ligar o ventilador ou outro aparelho que faça algum ruído que disfarce o barulho, colocar uma música calma, criar um refúgio confortável para que o animal possa se esconder e se sentir seguro, colocar água, comida e o brinquedo favorito perto do seu pet para que ele fique mais confortável, fazer uma massagem para distrair a atenção dos barulhos que vêm de fora. São algumas das ações que podem ajudar. Talvez assim ele se sinta mais acolhido e amparado.

As confraternizações são escolhidas por nós, porém os animais não entendem o que está acontecendo e necessitam de todo apoio e carinho nesse momento. Proteja seu animalzinho, ele precisa de você. Boas festas de fim de ano!

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/jonas_vincent_xul_IYV_Ib_Y_Ic_unsplash_3a4787f564.jpg)

_Fotos: Unsplash_

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.