GPS Brasília comscore

Setor hoteleiro comemora resultados após posse de Lula

**O setor hoteleiro de Brasília comemora o melhor réveillon desta década, por conta da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).** Ao contrário da tendência dos anos anteriores, quando a ocupação na virada de ano costuma ser de 50%, no máximo, os estabelecimentos estavam sem vaga desde o dia 26. **Com dezendas de delegações internacionais, não havia apartamento para quem não se programou com antecedência.**

Desde setembro, os hotéis vinham se preparando para a virada e a posse, antes mesmo que o País soubesse quem seria o eleito. **Como o movimento tradicionalmente aumenta quando há posse presencial, os valores adotados eram os máximos.** “O setor adotou as chamadas **‘tarifas de balcão’**, o que já era um forte indicador da expectativa de ocupação acima de 90%”, conta o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH) do Distrito Federal, Henrique Severien. “A posse transforma Brasília em uma cidade litorânea a cada quatro anos”, compara.

**No total, a capital recebeu delegações de mais de 60 países e de entidades**, como a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). **Foram 17 presidentes e dois ex-presidentes da República**, dos quais 13 das Américas; quatro primeiros-ministros; quatro vice-presidentes e **o rei da Espanha, Felipe VI**.

Muitos dos chefes de estado tinham agendas marcadas com Lula já para o primeiro dia do ano. **Isso permitiu, por exemplo, encontros paralelos.** Foi assim que **o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, hospedado no tradicional Brasília Palace, almoçasse com o Rei Felipe VI, da Espanha, no salão JK**. Os dois também caminharam pelos jardins do mais antigo hotel da capital, inaugurado antes mesmo da fundação oficial de Brasília, em 21 de abril de 1960.

![Ao lado de Jean Noguera, o presidente do Equador, Guilhermo Mendoza, assina o livro de ouro do Royal Tulip](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Presidente_do_Equador_Guilhermo_Mendoza_abc0e53591.jpeg)

**No hotel ao lado, o Royal Tulip**, ficaram boa parte das delegações visitantes na capital. **Presidentes eram sete:** Guilhermo Lasso, do Equador; Gustavo Petro,da Colômbia; Mario Abdo Benítez, do Paraguai; José Ramos-Horta, do Timor Leste; Filipe Nyusi, de Moçambique; Irfaan Ali, da Guiana; e João Lourenço, de Angola. **O vice-presidente da China, Wang Qishan, também se hospedou ali**, assim como os primeiros-ministros do Mali, Choguel Kokalla Maïga; de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves; e do Marrocos, Aziz Akhannouch.

No Setor Hoteleiro Norte, **o Kubitschek Plaza recebeu a presidente de Honduras, Xiomara Castro**, e os presidentes do Senado de Guiné Equatorial, Teresa Efua Asagonu, e da Jamaica, Thomas Tavares, além do presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, **Jorge Rodriguez, representante de Nicolás Maduro na posse de Lula**.

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.