Depois do impacto causado pela pandemia de **Covid-19** na **economia**, o mercado de _food service_, que abrange os **estabelecimentos** de **alimentação** fora do lar, como restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e _food trucks_, entre outros, está em franca ascensão. Em 2022, houve crescimento real de 10,2%, superando os 3,2% de 2019. O desempenho, entretanto, não coloca este mercado no **patamar** registrado antes da pandemia, mas demonstra uma importante **recuperação**, que deverá seguir por 2023 e 2024. Os dados foram levantados pela **Associação Brasileira da Indústria de Alimentos** (ABIA).
O dirigente reforça que em 2021 o segmento **movimentou** R$ 460,3 bilhões (receita de todos os tipos de operadores) e representou 26,3% (R$ 176,3 bilhões) das vendas da **indústria** de alimentos no mercado interno. Já em 2022, o faturamento alcançou R$ 543 bilhões, com participação de 27,3% (R$ 208,2 bilhões) nas vendas da indústria alimentícia.