GPS Brasília comscore

Setembro: saiba quais são as cores em destaque para cuidar da saúde

Verde representa a doação de órgãos, enquanto a vermelha significa cuidado com o coração

Compartilhe:

Todos os meses inúmeras cores tornam-se lembretes para que a população cuide da saúde. Neste mês de setembro, são realizadas pelo menos seis campanhas que chamam a atenção para a doação de órgãos, doenças cardíacas, linfomas, entre outros assuntos relevantes.  Confira a lista completa abaixo:

 

Setembro Verde – doação de órgãos
Em celebração à 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, o mês de setembro ganhou a cor verde. A data foi instituída pela Lei nº 11.584/2.007 para conscientizar a população que é fundamental a doação de órgãos e tecidos, por isso, quem deseja contribuir com esse gesto deve conversar com seus familiares e amigos para expressar essa vontade. Com essa atitude de solidariedade, é possível ajudar a salvar vidas doando órgão de doadores vivos, no caso da medula óssea, por exemplo, ou falecidos em caso de órgãos vitais como o coração.

 

Setembro Verde – prevenção do câncer de intestino
Os tumores de intestino abrangem aqueles que acometem o intestino grosso ou o reto e ânus. Quando diagnosticado no início, a chance de cura é muito maior. A principal forma de diagnóstico é através do exame de colonoscopia. Por isso, é muito importante a realização de exames de rotina, sendo que, no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda iniciar o rastreio do câncer de cólon e reto da população adulta de risco habitual na faixa etária de 50 anos

 

Setembro Amarelo – conscientização sobre o suicídio 
Em celebração ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro, é realizada anualmente a campanha Setembro Amarelo. O Ministério da Saúde caracteriza o suicídio como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, usando um meio que acredita ser letal.  De acordo com o orgão, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

 

Setembro Dourado – alerta para o câncer infantojuvenil
O setembro dourado alerta para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Em geral, os sintomas estão relacionados a doenças comuns como febre e dores no corpo, prostração, perda de peso, sangramentos de gengivas e nariz, manchas roxas no corpo e dor de cabeça persistente e acompanhada de vômitos. Quando antes ocorre o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

 

Setembro roxo – conscientiza sobre os linfomas
Setembro também é o mês mundial de conscientização sobre os cânceres chamados linfomas. Esse é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático (linfonodos ou gânglios), que são responsáveis pela imunidade. A doença pode ocorrer em qualquer faixa etária; porém é mais comum entre adolescentes e adultos jovens (15 a 29 anos), adultos (30 a 39 anos) e idosos (75 anos ou mais). Os homens têm maior propensão a desenvolver o linfoma de Hodgkin do que as mulheres. O diagnóstico do linfoma geralmente é feito pela biópsia do tecido de um linfonodo ou de um órgão ou tecido acometido com sinais da doença.

 

Setembro Vermelho – mês do coração
Em 29 de setembro, comemora-se o Dia do Coração, por isso, ao longo de todo o mês de setembro são feitas campanhas para conscientizar sobre os cuidados para prevenção das doenças cardíacas, como a promoção regular do check-up cardiológico. Além disso, é importante a adoção de hábitos saudáveis como alimenta-se com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.