GPS Brasília comscore

Sete vidas? Veterinária desvenda mitos sobre os gatos

Publicado: Atualizado:

O gato é, sem dúvidas, um dos animais que mais é cercados por mitos. É claro que o fato de estarem presentes em filmes, séries e desenhos contribui para esse fato, mas, se alguma coisa aprendemos com Tom e Jerry é que os felinos realmente gostam da caça.

Gostar de leite, poder pular de grandes alturas, ser desapegado dos donos e ter sete vidas. Essas são apenas algumas das afirmativas que rolam por aí sobre os gatos, mas será que são verdadeiras? 

Para esclarecer o que é real e o que é invenção, o GPS conversou com Rosy Costa, médica veterinária especializada em Medicina Felina. Confira a entrevista completa: 

Foto: Cortesia

Foto: Cortesia

 

É verdade que os gatos gostam de leite?

Sim, gatos gostam de derivados de leite, como manteiga, requeijão, queijo e etc. Existem, inclusive, medicações que podem dar o sabor parecido. Por outro lado, o leite não favorece a mucosa gastrointestinal dos gatos, assim como em humanos, já que os felinos só produzem lactase durante a infância e, quando adultos, tornam-se intolerantes. 

Vale ressaltar que tem gato que consome derivados do leite e não passam mal e que nem todos gostam do sabor. 

 

Qual é a melhor alimentação para os gatos? 

No mundo ideal, se pensarmos na alimentação perfeita para os gatos, o melhor seria pequenas presas e insetos, por exemplo. Mas, hoje, como os animais estão dentro dos domicílios, a gente indica as rações que os gatos gostam, associadas com sachês e alimentos úmidos.

Quando o tutor tem condições, sempre indico a alimentação úmida, mesmo não sendo muito comum no Brasil. 

Muito se fala também sobre alimentação caseira natural, muito indicada para cães. Por outro lado, com os gatos, estudos ainda não indicam esse tipo de consumo. 

 

Gatos não podem tomar banho?

Os felinos fazem a auto higiene ao se lamberem. Não há indicação de banhos como em cachorros. Eles se limpam todos os dias e todas as vezes que se incomodam com cheiros diferentes. 

Porém, há indicação de higienização para gatos sim, principalmente a tosa. Alguns gatos sofrem de calor em Brasília. Quando eles têm dificuldade em se auto higienizar, há necessidade do banho.

Os veterinários indicam que os tutores ajudem nessa limpeza, não com banhos, mas sim com escovações diárias. Entre os benefícios da escovação, o gato fica mais relaxado, sente mais atração pelo dono e fica mais sociável. 

 

Quais são as brincadeiras mais saudáveis para os felinos? 

As de caça, já que o gato é um predador topo de cadeia. A brincadeira do gato é muito importante, esse estímulo precisa existir dentro de casa. As mais comuns são com bolinhas e qualquer coisa que lembre uma pequena presa, como inseto, mas não podem fazer barulhos altos. 

Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

 

Gatos não gostam de passear de coleira?

Esse é um tema muito polêmico. Tem uma campanha rolando na internet estimulando os passeios, mas, o que os especialistas dizem é que o tutor precisa gatificar a casa. Ou seja, as casas precisam tornar-se um centro de interação parecido com uma selva. 

O passeio não é indicado para todos os gatos, têm alguns que não gostam e, se fosse feito da maneira ideal, seria durante a noite. Para os animais que gostam, eles se adaptam a certos tipos de coleiras, como as com peitoral e as que dão mobilidade e segurança contra fugas. 

 

É seguro deixar os gatos passearem sozinhos? 

Não, ainda mais no Brasil. Nos países europeus, isso não é um problema, mas, o gato que vai para a rua aqui corre risco de ser atropelado, envenenado, mal tratado e, tendo contato com outros animais, podem adquirir doenças. 

 

É possível adestrar os felinos?

Hoje, nós sabemos que eles podem ser adestrados, mas, além de ser difícil, há poucos profissionais que sabem como lidar. Isso vai contra o instinto dos bichinhos. 

 

Todos os gatos podem pular de grandes alturas?

Não, isso é mito. Eles, por uma questão de mobilidade, sabem girar em qualquer altura e, assim, caem sempre nas quatro patas. Mas, pular de grandes alturas eles não podem. Isso pode gerar uma lesão óssea e alguns não sobrevivem. 

 

Quais são as doenças mais comuns nos gatos?

Vivemos em uma região endêmica, infelizmente. Entre as doenças mais comuns estão a FIV e a Felv, vírus que acabam fazendo uma imunodepressão e causando doenças secundárias. Problemas respiratórios e gastroentéricos também são comuns.

A toxoplasmose, que muita gente tem medo, é cercada por uma grande mítica. 

 

Os gatos são desapegados dos donos?

Esse é um dos maiores mitos que cercam os felinos. Eles são extremamente fiéis ao tutor. Inclusive, já vi muitos gatos em que o animal fica com depressão por causa da falta de atenção dos donos. 

“Ao adquirir um gatinho, sempre deixo claro que não é a mesma coisa de adotar um cão pequeno. Precisamos entender as diferenças. É um felino topo de cadeia que vive bem sozinho, mas, diferente dos cães, eles escondem a dor. Os gatos são muito maravilhosos e peculiares”, conclui Rosy. 

Veja também

Entre as principais características do TPB estão a instabilidade emocional …

Neles desnudava-se o desejo de um homem, não mais a …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI