Na última sexta-feira (8), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebeu uma sessão especial em celebração ao Dia Internacional das Mulheres. Com iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania), a solenidade reuniu líderes femininas, reconhecendo suas contribuições para a sociedade.
Durante a sessão foi entregue o troféu ‘Mulheres que Engrandecem Brasília’, uma distinção honrosa concedida a duas figuras proeminentes: a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia e a educadora pioneira Maria Lucia Moriconi. A presidente da AmaBrasília (Aliança das Mulheres que Amam Brasília), Cosete Ramos, teve a honra de entregar pessoalmente o prêmio.
O evento também contou com a participação da presidente da BPW Brasil (Business Professional Woman), Alison Lubascher, que enviou uma mensagem diretamente da ONU, em Nova York, onde participou do maior congresso de mulheres do mundo.
As conferencistas da noite, Cristiana Holanda e Luciana Asper, trouxeram reflexões enriquecedoras sobre os desafios e conquistas das mulheres na sociedade contemporânea.
Homenagens
Em um gesto de reconhecimento à contribuição científica das mulheres, foi exibido um vídeo em homenagem a Gladys Mae West, criadora do aparelho GPS, cujo trabalho revolucionou a tecnologia moderna.
Outro momento importante da noite foi a leitura do Pacto pela Vida de Mulheres do DF, do Brasil e do Mundo, assinado pelas presidentes das dez entidades femininas participantes.
A mesa da solenidade foi composta pela presidente da AmaBrasilia, Cosete Ramos, a Secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, a Secretária da Educação, Hélvia Paranaguá, a presidente do Cmec e da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio DF, Beatriz Guimarães, e a presidente do Conselho da Mulher Empresária (ACDF), Ivonice Campos, dentre outras ilustres participantes.