Em novo protesto contra o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, representantes do Sesc-DF e do Senac-DF se reuniram, nesta terça-feira (23), em frente ao Congresso Nacional.
Se aprovado, o texto prevê uma redução de 5% nos recursos distribuídos a essas entidades para que seja redirecionado para ações da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).
Com a projeção do corte, as entidades ligadas ao setor de comércio teme que diversas unidades tenham de encerrar as atividades, resultando na diminuição em atendimentos sociais oferecidos pelas instituições. Todas as unidades do Sesc estarão fechadas durante o protesto
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a expectativa é que o movimento promova um debate sobre a importância que as instituições e seus serviços têm na população.
“Essa manifestação é para combater essa possível retirada dos 5% dos nossos recursos. Nossa gestão é muito séria. Somos auditados pelo TCU e temos auditoria interna do Conselho Fiscal. Precisamos chamar a atenção da sociedade para os impactos sociais que a retirada desses recursos pode provocar. Estamos atuando desde o início do mês para sensibilizar os parlamentares e obtivemos apoio de alguns senadores e da população sobre a importância do Sesc e Senac”, relatou o presidente.