GPS Brasília comscore

Servidor alvo de operação do MP sobre “rachadinha” foi indicado por Benício

Com João Pedro Nunes

 

Alvo de uma operação do Ministério Público (MPDFT) e Polícia Civil (PCDF) que investiga “rachadinha”, o servidor Celso Francisco de Assis foi indicado ao Governo do Distrito Federal (GDF) por indicação do ex-deputado distrital Benício Tavares (MDB)

 

De acordo com as investigações da operação Meridio, Celso Francisco teria indicado ao menos 8 pessoas para cargos comissionados na estrutura local, incluindo o próprio filho e uma trabalhadora que ocupava a função de empregada doméstica dele. À reportagem, Benício Tavares confirmou a indicação.

 

Isso foi em 2019. Eu apresentei ele pra trabalhar com o [então] vice-governador por ter participado da campanha das eleições de 2018 comigo, e eu fiquei de ajudar as pessoas que participaram da campanha”, disse

 

O ex-presidente da Câmara Legislativa (CLDF) negou ter conhecimento sobre a prática criminosa da “rachadinha”.  “Não fazia ideia, infelizmente é uma prática lamentável.”, disse. 

 

A reportagem tenta contato com o acusado. O conteúdo será atualizado se houver manifestação oficial do próprio Celso Francisco ou da defesa dele. Celso Francisco foi exonerado do cargo, de acordo com o Palácio do Buriti.

 

Operação

Com a operação, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) e da Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCor) buscaram provas da participação de cada integrante do grupo criminoso, a identificação de outros envolvidos e a apreensão de bens e valores para ressarcimento dos cofres públicos. Na casa do investigado, foram encontrados R$ 30 mil.

 

Segundo o MPDFT, as investigações tiveram início em 2022, quando foi descoberto que o comissionado indicava pessoas para ocupar outros cargos comissionados, com a condição de que eles repassassem a ele parte dos salários. 

 

Não há notícia de que os dois comparecessem para trabalhar nos órgãos para os quais foram nomeados. Outros compareciam apenas uma vez por mês para assinar a folha de ponto“, afirma o MP.

 

Os suspeitos são investigados pela possível prática dos crimes de concussão, estelionato contra a Administração Pública e lavagem de dinheiro. Caso sejam condenados, podem pegar até 27 anos de prisão.

 

 

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.