GPS Brasília comscore

fesPIM: Sergio Santos, o arquiteto que resgata barcos naufragados

Madeiras retiradas dos postes de energia elétrica, barcos que estavam no fundo do rio e qualquer outro material que havia sido descartado em Manaus, agora, chega a Brasília com um novo propósito: montar o cenário da maior feira da Zona Franca da capital amazonense, a fesPIM, com data marcada para 7, 8 e 9 de novembro, no Centro Ulysses Guimarães em Brasília.

O responsável por isso é Sérgio Santos, o arquiteto amazonense que projetou toda a estrutura do festival. O objetivo este ano foi trazer a Brasília as belezas amazonenses, mas mais do que isso: mostrar que a sustentabilidade está no sangue e deve ser levada à risca em todas as áreas da Zona Franca de Manaus — até mesmo na criativa.

“Esta sendo uma satisfação muito grande poder mostrar meu trabalho de arquiteto amazônico aqui em Brasília. Estou trazendo para a capital uma arquitetura sustentável com uma visão amazônica”, afirma ao GPS|Brasília

O processo criativo do projeto tem em sua base de inspiração apenas materiais sustentáveis. O objetivo foi buscar soluções que causem pouco impacto no meio ambiente, assim valorizando a visão que o pulmão do mundo deve manter nacional e internacionalmente.

“Os materiais da feira são de madeiras de reuso de barcos que já não navegam nos rios da Amazônia, madeiras de paletes reutilizados das fábricas do Polo Industrial de Manaus e papelão recicláveis das embalagens do PIM transformados em mesas e cadeiras para o auditório de palestras do festival”, conta Sérgio. 

Há mais de 15 anos, Sergio trabalha com materiais recicláveis, principalmente os reaproveitados dos barcos naufragados ou já desmontados. O profissional sempre focou na arquitetura sustentável como um bom amazonense, tanto nas obras que participa nas pequenas comunidades do região e nas maiores. 

“Sou amazonense, nasci em Manaus, venho de uma família muito ligada aos ribeirinhos, população que habitam os rios da Amazônia. Sempre naveguei muito pela minha região e essa é a maior influência para meus projetos e partido arquitetônico que escolhi para minha carreira”, ressalta.

Ligado à floresta, a sustentabilidade que o arquiteto pratica é sua contribuição para o Meio Ambiente. Como profissional do Norte do país e diante de tantas catástrofes ocasionadas pelo desmatamento, o desejo de Sérgio é que “mais profissionais seguissem uma linha sustentável”. 

Confira uma palinha de como está ficando a feira. Spoiler: tem um auditório inteiro só de cadeiras de papelão:

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (@fespim2023)

A Zona Franca como pilar da região

Com foco em desenvolvimento econômico e social, a Zona Franca de Manaus, para Sérgio, é a grande protetora da Amazônia. Por concentrar a parte industrial em Manaus, acaba que a floresta segue preservada. Há, no entanto, desafios a serem superados, pois existem formam de gerar renda sem que o Meio Ambiente seja ferido. 

Uma das sugestões de Sérgio, por exemplo, é o estimulo do ecoturismo. “É necessário que sejam criadas mais matrizes sustentáveis de renda na região amazônica. Turismo, bioeconomia são alguns dos caminhos que podemos percorrem a fim de atingir esses objetivos”, sugere.

Nesta feira, a Manaus traz toda essa beleza, inclusive, com o objetivo de mostrar não só o seu potencial industrial, como também turístico, social e cultural. Na fesPIM 2023, a carinha amazônica é a identidade e conceito tanto é que até canoas feitas por  povos ribeirinhos — de Cesareia, no município de São Sebastião do Uatumã — estarão à mostra.

SERVIÇO
fesPIM – Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus
Data: 7 a 9 de novembro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Entrada franca
Mais informações: www.fespim.com.br

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.