Uma comitiva de senadores brasileiros chega em Whashington, neste fim de semana, para se encontrar com parlamentares norte-americanos na próxima semama. Embora o recesso parlamentar nos Estados Unidos tenha se iniciado, os senadores brasileiros pretendem dialogar com líderes políticos e entidades empresariais. O objetivo é abrir um canal de comunicação e defender setores produtivos do Brasil, que dão por certo o aumento de 50% na tarifa de produtos brasileiros.
Segundo o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o grupo se propõe tão somente a cumprir o papel constitucional do Senado de defesa dos interesses nacionais.
A comitiva não se propõe a negociar tarifas — atribuição exclusiva do Poder Executivo. A missão oficial foi aprovada pelo Plenário do Senado e tem caráter institucional e suprapartidário”
Até o momento, os nomes dos interlocutores americanos não foram oficialmente divulgados. Os senadores foram aconselhados pelo ministro de Relações Internacionais, o Chanceler Mauro Vieira, a adotar tom de diálogo nos encontros com parlamentares. O grupo teve uma reunião com o ministro na quarta-feira (23) para serem informados sobre o andamento das negociações sobre o tarifaço. Em publicações nas redes sociais, os parlamentares deixaram claro que não aceitarão ataques à economia brasileira.
O encontro foi um pedido do próprio ministro. Além dele, participaram a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, e o chefe de gabinete do vice-presidente Geraldo Alckmin, Pedro Guerra.