Senadores chegam este fim de semana aos EUA para dialogar com lideranças

Comitiva não têm como meta negociar tarifaço, mas defender setores produtivos

Uma comitiva de senadores brasileiros chega em Whashington, neste fim de semana, para se encontrar com parlamentares norte-americanos na próxima semama. Embora o recesso parlamentar nos Estados Unidos tenha se iniciado, os senadores brasileiros pretendem dialogar com líderes políticos e entidades empresariais. O objetivo é abrir um canal de comunicação e defender setores produtivos do Brasil, que dão por certo o aumento de 50% na tarifa de produtos brasileiros.

Segundo o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o grupo se propõe tão somente a cumprir o papel constitucional do Senado de defesa dos interesses nacionais.

A comitiva não se propõe a negociar tarifas — atribuição exclusiva do Poder Executivo. A missão oficial foi aprovada pelo Plenário do Senado e tem caráter institucional e suprapartidário”

Até o momento, os nomes dos interlocutores americanos não foram oficialmente divulgados. Os senadores foram aconselhados pelo ministro de Relações Internacionais, o Chanceler Mauro Vieira, a adotar tom de diálogo nos encontros com parlamentares. O grupo teve uma reunião com o ministro na quarta-feira (23) para serem informados sobre o andamento das negociações sobre o tarifaço. Em publicações nas redes sociais, os parlamentares deixaram claro que não aceitarão ataques à economia brasileira.

O encontro foi um pedido do próprio ministro. Além dele, participaram a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti, a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Prazeres, e o chefe de gabinete do vice-presidente Geraldo Alckmin, Pedro Guerra.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI