GPS Brasília comscore

Senadora condena discurso transfóbico de deputado com peruca na Câmara

Soraya Thronicke endossou as críticas da deputada Tábata Amaral, que repudiou as falas preconceituosas de Nikolas Ferreira (PL-MG)

Compartilhe:

A senadora Soraya Thronicke (União-MS) condenou, na noite de quarta-feira (8), o discurso preconceituoso do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que usou uma peruca, no Dia Internacional da Mulher, para criticar o avanço do reconhecimento social das mulheres trans.

 

O parlamentar mineiro, defensor das pautas conservadoras, solicitou o tempo de fala no plenário da Câmara para provocar reações na data que simboliza as conquistas históricas femininas. Ele registrou falas transfóbicas na sessão especial de 8 de março.  

 

Não quero dar palco para este inominável, que precisou enfiar uma peruca na cabeça oca para aparecer, mas não posso deixar a deputada Tábata Amaral passar pela minha timeline sem comentar o fato. Que este que se faz de moleque aprenda que aqui é terra de gente grande. Vai ter de nos encarar”, afirmou a senadora pelo Twitter. 

 

Após o discurso do congressista mineiro, a deputada Tábata Amaral (PSB-SP) usou o tempo de fala para rebater o deputado bolsonarista. 

 

A parlamentar chegou a classificar o parlamentar de “moleque” e convocou os demais congressistas a endossarem um pedido de cassação contra Nikolas Ferreira.

 

Mais votado de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) também aderiu ao processo contra o parlamentar mineiro, que deve responder sobre o episódio no Conselho de Ética. 

 

Da mesma forma, a deputada Erika Hilton (PSol-SP), afirmou ter tomado conhecimento do discurso de Nikolas Ferreira durante uma conexão no Rio de Janeiro, já que não conseguiu pousar em Congonhas. 

 

“É preciso ressaltar que a imunidade parlamentar não dá direito ao deputado de cometer crime contra as pessoas. A nossa chegada no Congresso Nacional significa exatamente o enfrentamento a essa violência, a esse ódio, a esse preconceito e a essa condenação que foi despejada nas falas desse nojento bolsonarista”, disse.