Categories: Caio Barbieri

Senador Sergio Moro defende prazo para atuação de ministros do STF

O senador Sergio Moro (Podemos-PR) defendeu, na terça-feira (3), que os ministros indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF) tenham um limite de mandato para a atuação na mais alta Corte do País após a indicação do presidente da República em exercício.

A ideia reverbera o posicionamento do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que apoiou um prazo pré-estabelecido para que cada um dos integrantes da Suprema Corte possa contribuir nas decisões do Judiciário.

“Nas Cortes constitucionais europeias, os magistrados têm mandatos fixos, dez ou doze anos, sem possibilidade de recondução. Estabelecer mandatos para os Ministros do STF (novos) é mero aperfeiçoamento institucional, não é golpe ou retaliação”, afirmou Moro, que foi juiz federal. 

Veja a publicação:

Limite de mandato

Antes do ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro, Pacheco já havia defendido a análise pelo Congresso Nacional sobre o tempo de permanência de ministros no STF. 

Na oportunidade, o presidente do Congresso indicou a possibilidade de se aprovar uma “idade mínima” para o ingresso na Suprema Corte, além da fixação de tempos previstos para a atuação dos ministros indicados pelo presidente da República em exercício.

“Seria bom para o Poder Judiciário, para a Suprema Corte do nosso País, seria bom para a sociedade brasileira, termos uma limitação do mandato de ministros do Supremo. Agora que já resolverá a segunda vaga de responsabilidade do presidente Lula, eu acho que preenchida essa vaga, é o momento de iniciarmos essa discussão no Senado Federal”, disse.

Segundo o presidente do Congresso, o formato já é adotado em outras nações, com êxito, e que o novo mandato dê tempo para estabilidade jurídica para que se consiga a formação de jurisprudência no País no Poder Judiciário.

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

GDF veta parte da lei que cria política distrital de combate ao racismo em estádios

Autor diz que vetos impedem campanhas de conscientização e punição de racistas

10 horas ago

Lira marca votação da regulamentação da reforma tributária para quarta (10)

Presidente da Câmara comentou sobre inclusão de proteínas na cesta básica

11 horas ago

Moraes nega liberdade a acusados pela morte de Marielle Franco

Trio segue preso para não atrapalhar investigações e processo

11 horas ago

Filhote de onça encontrado em Formosa (GO) se recupera em hospital público silvestre

No local, animal está sendo submetida a exames de rotina e segue dieta para ganho…

12 horas ago

De olho nas atrocidades, MPDFT acompanhará trâmites do PPCub

Procurador-geral de Justiça criou grupo de trabalho para garantir preservação de Brasília

12 horas ago

Antônio Geraldo: “Doenças mentais na era das mídias sociais”

Psiquiatra aborda um pouco sobre o impacto da era digital na saúde mental

12 horas ago