Senadores aprovaram nesta terça-feira (15) o envio de uma comitiva parlamentar aos Estados Unidos para tentar negociar com o governo norte-americano uma saída ao recente “tarifaço” anunciado pelo presidente Donald Trump de até 50% sobre produtos brasileiros.
O desejo de ir aos EUA para tratar pessoalmente do assunto partiu do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que presidente a Comissão de Relações Exteriores (CRE). O parlamentar argumenta que a viagem é uma “respostas institucional do Senado” e resultado de articulação entre o colegiado e representantes do governo norte-americano no Brasil, iniciada ainda em abril.
O requerimento de criação de uma comissão externa temporária foi aprovado por unanimidade no plenário do Senado. A comitiva será composta por quatro senadores titulares, que deverão manter uma interlocucao direta com o Parlamento dos EUA. Ainda não há uma definição sobre os integrantes do colegiado.
A primeira atividade será em Washington, entre os dias 29 e 31 de julho. Trad também defendeu a prorrogação do prazo de entrada em vigor da tarifa, previsto para 1º de agosto, como forma de permitir espaço para negociação.
“Está doendo, sim. A nossa parte nós estamos fazendo. Vamos buscar esse entendimento, abrir esse diálogo e saber exatamente o que está acontecendo”, disse o senador da tribuna.
Segundo o parlamentar, cinco frigoríficos de Mato Grosso do Sul já suspenderam a produção destinada ao mercado americano, o que pode causar demissões e prejuízos em toda a cadeia produtiva.