GPS Brasília comscore

Senado reconhece valor da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

Sessão solene ocorrerá no dia 30 de outubro, às 10h, no Congresso Nacional
Câmara dos Deputados e espelho d'água |Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Congresso Nacional, em Brasília | Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Compartilhe:

Em uma sessão solene que ocorrerá em 30 de outubro, às 10h, o Senado Federal prestará homenagem à Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, reconhecendo seus 40 anos de atuação no País. A cerimônia, promovida pela senadora do Distrito Federal, Leila Barros (PDT), contará com a presença do secretário de Governo do Distrito Federal e vice-presidente de Relações Governamentais da GS1 Brasil, José Humberto Pires de Araújo.

Desde 1983, a entidade desempenha um papel crucial na promoção da automação comercial e na adoção do código de barras no Brasil. Durante essas quatro décadas, a entidade apoiou uma série de projetos que contribuíram significativamente para a melhoria da gestão de processos e a adoção de novas tecnologias em diversos setores da economia.

Além de fornecer códigos de barras para a identificação de produtos, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil oferece uma rede de sincronização de dados em âmbito global, padronizando processos e fornecendo consultoria em projetos de rastreabilidade e sustentabilidade em 40 setores da economia, que incluem saúde, economia circular, varejo físico e e-commerce, entre outros.

A atuação da associação aprimora todos os processos da cadeia de abastecimento, resultando em produtos de maior qualidade, com informações mais detalhadas e maior segurança para os consumidores.

O momento da homenagem é especialmente relevante, uma vez que o código de barras passa por uma evolução tecnológica. A GS1 Brasil lidera uma campanha no Brasil com repercussões globais, promovendo a substituição do tradicional código de barras pelo GS1 Digital Link, um QR Code que pode armazenar muito mais informações para toda a cadeia de abastecimento e os consumidores. Essa mudança transforma a maneira como as pessoas compram e vendem produtos, proporcionando aos consumidores acesso a informações diretamente dos fabricantes e recursos como a interação multimídia através do conceito de “embalagem estendida”. A entidade prevê que a migração dos códigos esteja concluída até 2026.

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa a GS1 Global em nível nacional. Com aproximadamente 58 mil associados, que correspondem a 36% do PIB nacional e 12% dos empregos formais, a entidade desempenha um papel crucial na padronização global de identificação de produtos e serviços, bem como na comunicação na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação e comunicação, a associação oferece serviços e soluções nas áreas de varejo, saúde, transporte e logística. Para mais informações, visite o site da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.