Categories: Caio Barbieri

Seminário em Brasília debate futuro dos serviços notariais e de registro

No próximo dia 21 de agosto, Brasília sediará discussões sobre os rumos tecnológicos e os desafios enfrentados pelos serviços notariais e de registro no Brasil. O Seminário “CNJ e o Observatório dos Serviços Notariais e de Registro”, uma iniciativa conjunta da Revista Justiça & Cidadania e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), promete reunir um grupo de ministros de tribunais superiores, juristas e especialistas do setor para um debate acerca do tema.

O evento, marcado para acontecer no auditório do Conselho da Justiça Federal, será aberto ao público interessado em entender as transformações recentes e os novos caminhos que estão sendo traçados na área. Segundo os organizadores, as inscrições podem ser realizadas previamente através do telefone (21) 99151-5006 ou pelo e-mail projetos@institutojc.com.br.

Entre os temas em destaque, estarão em pauta as políticas públicas implementadas pelo CNJ em colaboração com as entidades representativas dos cartórios. Projetos como o Solo Seguro e o Registre-se, que visam facilitar a emissão gratuita de documentos habitacionais e civis, serão abordados detalhadamente durante os painéis e mesas-redondas programados.

A lista de palestrantes confirmados inclui nomes de peso, como o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, e o diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques. Também marcará presença a conselheira do CNJ Daniela Madeira, cuja contribuição é aguardada para enriquecer o debate sobre as perspectivas futuras do setor.

Além dos representantes do Poder Judiciário, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, trará um olhar complementar sobre os impactos das inovações tecnológicas nos serviços financeiros e suas interações com os cartórios e registros públicos.

O Observatório dos Serviços Notariais e de Registro, que organiza o evento em parceria com entidades como o Instituto de Estudo de Protesto do Brasil (IEPTB), o Colégio Notarial do Brasil (CNB) e o Instituto de Registro de Imóveis do Brasil (IRIB), tem como missão promover estudos e iniciativas que aprofundem o conhecimento sobre as atividades extrajudiciais.

Para mais informações sobre a programação completa do seminário e detalhes sobre como participar, os interessados podem acessar o site oficial do evento através deste link.

 

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

Nos EUA, Benjamin Netanyahu defende ações de seu governo na Faixa de Gaza

Primeiro-ministro de Israel disse que as ações foram de autodefesa e agradeceu apoio de americanos

12 minutos ago

Você sabe diferenciar gripe e resfriado? Nós te explicamos

Entenda as distinções entre as duas doenças parecidas e saiba como agir em cada uma…

25 minutos ago

Recém inaugurado, restaurante Sunsaki proporciona experiência oriental multissensorial

O restaurante oferece menu com composições autorais de frutos do mar frescos e sofisticados

43 minutos ago

Serigrafias de Niemeyer são destaque em mostra e leilão em SP

Exposição na James Lisboa Escritório de Arte apresenta 338 obras e precede leilão online em…

56 minutos ago

Iphan terá poder de barrar obras em áreas tombadas

instituto poderá barrar ou aprovar alterações que estão previstas no PPCub

1 hora ago

Mezanino da Torre de TV recebe Masterclass Nespresso exclusiva

O gastrobar também fará a pré-estreia do menu que a casa oferecerá durante a próxima…

1 hora ago