O segundo dia da Semana de Moda de Milão ocorreu nessa quinta-feira (22). Marcas queridinhas das fashionistas, como Max Mara, Prada, MM6 Maison Margiela, Emporio Armani, Moschino, GCDS e Tom Ford apresentaram suas coleções outono/inverno 2024 ready-to-wear por toda a cidade.
A coleção da Max Mara para o outono/inverno 2024 foi inspirada em Colette, uma mulher de letras, artista de music hall e ícone feminista da Belle Époque, conforme afirmado pela marca.
O outono 2024 da Max Mara é moldado pelos contornos suavemente arredondados da década de 1910, influenciando a criação de casacos com estruturas inovadoras. Mangas de kimono e costas volumosas, reminiscentes de jaquetas bombers modernas, adicionam um toque contemporâneo à estética histórica. Os clássicos masculinos da escritora são reimaginados em casacos de oficiais comandantes, cabans e blazers.
“Camisolas e vestidos de alças proporcionam um contraponto sedutor à armadura urbana moderna da Max Mara. Nesta temporada, a Max Mara introduz um azul marinho profundo para misturar com preto e cinzas esfumaçados“, explicou a Max Mara em seu site.
Pijamas fluídos e roupões soltos em flanela aconchegante ou luxuoso veludo azul meia-noite oferecem uma opção fresca tanto para o dia quanto para a noite. Quando a noite cai, o brilho de cristais pretos e azuis acentua suas linhas e formas precisas, adicionando um toque de glamour aos seus designs elegantes.
A Prada apresentou sua coleção ready-to-wear de outono/inverno 2024, com referências à estética Coquette. O primeiro look foi um vestido preto bordado com inúmeros laços, seguido por variações em rosa bebê e roxo profundo, juntamente com designs adicionais de laços em saias de tweed com costas de seda bordada, criando uma aparência distinta da frente para trás ao longo de grande parte da coleção.
Ao lado dos laços, Miuccia Prada e Raf Simons incorporaram jaquetas colegiais, conjuntos descombinados e slips vintage, misturando nostalgia com modernidade. O uso de mini-cintos para suspender bolsas e acessórios vintage contrasta com a tecnologia contemporânea, enquanto a incorporação de vestidos cocktail inspirados na alta-costura dos anos 1950 feitos de tecido de alta performance adiciona um toque de subtexto político.
A coleção de outono/inverno 2024 da MM6 Maison Margiela se inspirou no período de Martin Margiela na Hermès (1997 a 2003), lembrando a serena elegância minimalista daquelas coleções dentro do cenário de hoje. O colete/túnica alongado com decote profundo prestou homenagem à blusa vareuse de Margiela para a Hermès, incorporando um senso de sofisticação sem esforço.
Estruturas retangulares abstratas suspensas dos ombros, e linhas de ombros afiadas transformaram-se em diversas silhuetas, de tops a vestidos micro e ternos de saia de alfaiataria, adicionando uma estética elegante e fácil de usar. As formas retangulares também faziam referência às fronhas de hotel, apresentando motivos inesperados impressos em suéteres e tops.
A coleção de outono de 2024 da MM6 Maison Margiela exalava uma suavidade abstrata, misturando elementos de sensualidade e elegância não convencional, enquanto permanece fiel aos códigos característicos da marca.
O outono/inverno 2024 da Emporio Armani foi inspirado na elegância do céu noturno. A coleção apresentou uma interpretação moderna da estética jovial da marca, misturando calças de nylon tratadas com botas robustas e jaquetas inspiradas em constelações.
Desde blusas de gola alta até casacos de pele falsa, a coleção exibiu uma habilidade artesanal impecável e atenção aos detalhes. A nova coleção de Emporio Armani incorporou tons de vermelho reminiscentes de um pôr do sol nebuloso e casacos de pele preta desbotada com toques azuis, que lembram as auroras boreais. Com modelos desfilando graciosamente pela chuva simulada com guarda-chuvas em mãos, o desfile também homenageou a beleza da natureza e sua influência na moda.
À medida que as luzes diminuíam, o grand finale do desfile da Emporio Armani se desdobrava com uma exibição cativante – modelos, caminhando sozinhas ou em pares, entravam na passarela sob uma delicada queda de neve artificial. Os últimos 12 looks apresentavam camisas e blusas adornadas com cristais combinadas com elegantes saias de organza preta ou vestidos ricamente ornamentados.
Adrian Appiolaza tornou-se diretor criativo da Moschino há apenas três semanas. Ele assumiu esse papel honrando o trabalho de Franco Moschino, o fundador da marca. Appiolaza mergulhou nos arquivos de Moschino e escolheu alguns dos mais famosos para a coleção outono/inverno 2024 ready-to-wear.
O designer argentino apresentou sua primeira coleção para a marca com uma perspectiva mais ampla, trazendo de volta muitos dos estilos conhecidos da Moschino, como a estampa de nuvem e a smiley face. Ele também incluiu peças com mensagens de amor e paz.
Uma peça destacada foi um vestido de suéter com um símbolo de paz onde a cabeça da modelo se destacava da letra “P”. Appiolaza tem um talento para designs únicos e autênticos, focando em estilos como alfaiataria rasgada, denim lavado e malhas muito pequenas ou muito grandes – esses detalhes são bordados nas roupas.
Na coleção de outono/inverno 2024 da GCDS, “Toys For Adults” (Brinquedos para Adultos, em tradução livre), Giuliano Calza mescla introspecção com moda pop ao se inspirar em memórias de infância. Refletindo sobre pedidos inocentes feitos a seu pai viajante por “algo bonito”, Calza mergulhou no fascinante encanto dos filmes de terror e outras experiências nostálgicas.
Sua coleção reimagina brinquedos vintage em peças sofisticadas, como ternos elegantes adornados com detalhes da Hello Kitty e acessórios inspirados no famoso boneco Chucky.
A coleção transita da pureza para a sensualidade, começando com uma paleta toda branca reminiscente da inocência infantil antes de mergulhar em tons mais escuros.
O desfile de Tom Ford encerrou o segundo dia de passarelas em Milão. Peter Hawkings, agora embarcando em sua segunda temporada na Tom Ford, cria peças que exalam brilho. Seu foco em roupas de noite é particularmente evidente, capturando a essência do holofote.
Nesta temporada, seu objetivo era se libertar das sombras do passado (anos trabalhando ao lado do fundador da marca) e trazer sua própria identidade. A coleção outono-inverno 2024 começou com casacos e jaquetas inspirados em militares, complementados por um macacão com botões de latão, todos feitos sob medida para a etiqueta. Cada tecido apresentado na coleção foi meticulosamente desenvolvido exclusivamente para esse propósito.
Hawkings mantém o estilo sexy de Tom Ford, mas o faz de forma mais controlada. Ainda inclui peças audaciosas como os vestidos transparentes e os macacões. Na última temporada, ele exibiu elegantes ternos de veludo como os que Ford costumava fazer na Gucci, mas, desta vez, ele está focando em ternos de três peças para mulheres. Eles têm colarinhos grandes, coletes apertados e calças que ficam altas na cintura. As peças surgem em cinza, listrado e roxo vibrante, e são projetados para mostrar as curvas e fluir suavemente até embaixo.