Semana de Ciência e Tecnologia: espaço da Caesb recebe visita do Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu no evento na terça-feira (5) | Foto: Divulgação/ Agência Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou, nesta terça-feira (5), a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instalada na área externa do Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. Durante a visita, o presidente recebeu cartilhas didáticas sobre o trabalho da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para tratar esgoto e levar água potável para 100% dos imóveis regularizados no DF.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e o ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, acompanhavam o presidente. Eles também receberam o material didático da Caesb, entregue pela equipe que atua no estande da companhia instalado no evento.

Os recursos tecnológicos que a companhia utiliza para coletar, tratar e distribuir água, assim como para cuidar do esgoto, são os maiores atrativos do espaço da Caesb no evento.

Os visitantes também podem embarcar em um Tour 360°, que oferece uma jornada virtual pelas unidades operacionais e mananciais da Caesb. Essa experiência imersiva permitirá ao visitante compreender, de forma mais profunda, o funcionamento das estações de tratamento, o valor dos recursos hídricos e importância da preservação ambiental. Tudo isso com os recursos tecnológicos da realidade virtual.

Na exposição, também é apresentada outra ferramenta tecnológica utilizada pela companhia: os drones. Esses dispositivos voadores estão sendo usados para monitorar as bacias hidrográficas que abastecem o Distrito Federal. Os drones são os “olhos” da Caesb que captam imagens em tempo real sobre a situação dos mananciais, fornecendo subsídios para ações emergenciais ou para políticas públicas de proteção ao meio ambiente.

Há ainda uma réplica em miniatura das gigantescas Estações de Tratamento de Água (ETA) da Caesb. Nela, o visitante vai desvendar como essas estações operam para tratar e levar água a 99% dos imóveis regularizados do Distrito Federal.

*Com informações da Caesb

Relacionados.

GDF cataloga e divulga planos estratégicos de 40 órgãos

Região do Lago Sul fica sem energia nesta terça (12)

Polícia Civil do DF realiza curso para intervenção contra agressores na CLDF