O intercâmbio cultural é o sonho de muitos, e a Semana da Europa 2025 promete aproximar Brasília do melhor da produção artística do Velho Continente. Com uma programação diversa e inteiramente gratuita, a iniciativa da European Union Institutes for Culture Brasília (EUNIC), celebra os laços entre Brasil e União Europeia por meio de experiências culturais que transitam entre a música, o cinema, a gastronomia e as artes visuais.
Realizada entre os meses de abril, maio e setembro, a edição deste ano contará com três grandes eventos que evidenciam a riqueza e a pluralidade dos países europeus. As atividades começam no dia 28 de abril, com o projeto EUNIC Jazz Express, que reúne músicos do Brasil e de países europeus em uma formação que vai se reunir pela primeira vez no palco para celebrar o Dia Internacional do Jazz, celebrado no dia 30 de abril.
O quinteto inédito reunirá talentos de diferentes nacionalidades: o ucraniano Aik Yehiian, na bateria; o espanhol Flavio Rodrigues, no violão; o alemão Jarry Singla, ao piano; o grego Miguel Pantazopoulos, no bouzouki; e o brasileiro Oswaldo Amorim, no contrabaixo. O grupo realizará três apresentações gratuitas no Distrito Federal, como parte da programação do projeto.
As duas primeiras serão ensaios abertos ao público na Escola de Música de Brasília, na segunda-feira (28), às 18h; e no Teatro SESC Ceilândia, na terça-feira (29), às 10h. Encerrando a agenda, o grupo apresenta um concerto especial na quarta-feira (30), às 19h30, também na Escola de Música.
No dia 17 de maio, o Museu de Arte de Brasília (MAB) vai se transformar em um espaço pulsante de cultura e integração com a chegada do Festival Cultural Europeu. Aberto ao público, o evento reúne 18 representações europeias em uma celebração ao ar livre que combina arte, gastronomia e experiências multiculturais.
Ao longo do dia, o público poderá circular por estandes institucionais, participar de oficinas infantis, assistir a apresentações artísticas, experimentar pratos típicos de diferentes países e concorrer a sorteios. Entre os participantes confirmados estão a Aliança Francesa, a Delegação da União Europeia, os institutos culturais Goethe-Zentrum e Instituto Cervantes, além das embaixadas da Alemanha, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e Ucrânia.
Encerrando o calendário em celebração a Semana da Europa 2025, a tradicional Mostra de Cinema Europeu será realizada no segundo semestre, em setembro, com exibições de filmes contemporâneos e clássicos seguindo o tema Urbanismo. As sessões serão exibidas no Instituto Cervantes, e a programação completa será revelada em breve.
Serviço
Quando: 28 a 30 de abril; 17 de maio; e setembro com datas a confirmar
Ingressos para as ativações: gratuitos mediante a doação de 1kg de alimentos