O ator, empresário e ex-deputado federal Alexandre Frota (PDT) foi eleito vereador em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. Frota somou 2.893 votos, ocupando o nono lugar entre os eleitos para a Câmara Municipal da cidade.
Em 2022, Frota havia disputado uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pelo PSDB, mas terminou como suplente após obter 24.224 votos. Anteriormente, em 2018, ele havia sido eleito deputado federal com 155,5 mil votos, concorrendo pelo PSL, o mesmo partido que elegeu o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em abril de 2019, Frota foi expulso do PSL após criticar a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro para a Embaixada dos Estados Unidos e se abster na votação em segundo turno da reforma da Previdência. Desde então, ele rompeu com o bolsonarismo e declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Mesmo apoiando Lula, Frota foi eleito vereador em Cotia pelo PDT, partido de Ciro Gomes. Durante a campanha de 2022, ele defendeu o voto útil no então candidato presidencial Lula, afirmando nas redes sociais que era necessário “deixar as diferenças de lado e pensar no Brasil”.