O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na noite desta segunda-feira (11), ter realizado uma conversa telefônica de aproximadamente uma hora com o presidente da China, Xi Jinping, segundo relato publicado nas redes sociais.
Sem aparentemente abordar sanções comerciais determinadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as quais elevam as taxações de produtos brasileiros exportados para os EUA, Lula exaltou o interesse do país aliado em permanecer com o Brasil em pautas de interesse conjunto, como o fim de conflitos bélicos.
Segundo o petista, na ligação, os dois líderes trocaram impressões sobre a conjuntura internacional e os esforços recentes pela paz entre Rússia e Ucrânia, ressaltando o papel do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo mundial
“Concordamos sobre o papel do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo. Reiterei a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima”, disse Lula.
Na publicação, Lula afirma ainda que Xi Jinping teria confirmado que a China estará representada em novembro, na cidade de Belém (PA), por uma delegação enviada para a COP30, com o objetivo de reforçar o posicionamento daquele país sobre pautas relevantes sobre as mudanças climáticas.
Segundo o presidente brasileiro, o diálogo com Jinping também abordou a parceria estratégica bilateral entre Brasil e China, quando Lula teria destacado os avanços nos programas nacionais de desenvolvimento e a intenção de ampliar a cooperação para setores estratégicos.
“Nos comprometemos a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites. Também destacamos nossa disposição em continuar identificando novas oportunidades de negócios entre as duas economias.”
Veja a publicação:
Telefonei, na noite desta segunda-feira, 11 de agosto, para o presidente da República Popular da China, Xi Jinping.
Na ligação, que durou cerca de uma hora, trocamos impressões sobre a atual conjuntura internacional e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia.…
— Lula (@LulaOficial) August 12, 2025