As forças de segurança do Distrito Federal definiram o Protocolo de Operações Integradas (POI) para garantir um Carnaval 2025 seguro e organizado. Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), o planejamento envolveu diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), representantes de blocos carnavalescos e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
A estratégia busca otimizar a mobilidade, preservar o patrimônio público, definir horários de funcionamento dos blocos e reforçar a segurança de foliões e moradores. “As reuniões para definição das ações do Carnaval 2025 tiveram início ainda no ano passado. Com base nas boas práticas aplicadas no Carnaval de 2024, redefinimos estratégias e locais para otimizar a atuação conjunta de todos os envolvidos”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Ao todo, 112 blocos foram cadastrados entre os dias 1º e 4 de março, sendo 54 no Plano Piloto e os demais distribuídos em 17 regiões administrativas. A Esplanada dos Ministérios será o principal ponto de concentração das festividades, com interdições nas vias N1 e S1 das 12h à 1h, de sábado (1º) a terça-feira (4). A via S2 permanecerá fechada até a quarta-feira (5).
Os blocos com público acima de cinco mil pessoas foram realocados para áreas mais amplas, seguindo recomendações do MPDFT. Eventos próximos a áreas residenciais deverão encerrar atividades até as 23h, enquanto os blocos de rua poderão funcionar até 1h.
A segurança do evento será reforçada pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 31 órgãos do GDF. O policiamento contará com viaturas, efetivos a pé, monitoramento por câmeras e drones. “Com isso, a SSP-DF aumenta a capacidade de monitoramento, facilitando a identificação de situações suspeitas e permitindo respostas mais rápidas a emergências”, destaca Avelar.
A PMDF implementará barreiras de revista nos acessos aos blocos, removendo objetos que possam comprometer a segurança. Equipes especializadas, como Cavalaria, Rotam e Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), também atuarão na operação.
A Cidade da Segurança Pública será montada no estacionamento norte da Torre de TV e servirá como ponto de apoio para as forças de segurança, incluindo uma delegacia móvel para registro de ocorrências e bloqueio de celulares roubados ou furtados.
Trânsito e transporte
A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) implementarão um esquema especial para minimizar impactos no trânsito. “O objetivo é que não tenha muito impacto no trânsito, mas haverá mudanças, e é importante lembrar que o Eixão estará fechado todos os dias”, alerta o comandante do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF, Edvã Sousa.
Serão realizadas blitzes educativas e fiscalizações para coibir a direção sob efeito de álcool, estacionamento irregular e uso do celular ao volante. O transporte público será gratuito durante os dias de folia, incentivando o uso de ônibus e metrô.
O Samu posicionará suas equipes próximo ao Teatro Nacional, garantindo atendimento rápido a eventuais emergências. O Corpo de Bombeiros atuará com unidades móveis, prevenindo incêndios e realizando vistorias nos locais de festa.
A SSP-DF também lançou uma campanha de conscientização, abordando temas como respeito à diversidade, prevenção da violência contra a mulher, segurança no trânsito e cuidados com a saúde.