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Segurados do INSS já podem pedir devolução de descontos indevidos

O pedido pode ser feito a partir desta quarta-feira (14) pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido pode ser feito a partir desta quarta-feira (14) pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135.

A medida faz parte de uma nova etapa de transparência no relacionamento com os segurados. Desde terça-feira (13), cerca de 9 milhões de beneficiários começaram a ser notificados sobre a existência de descontos feitos por entidades e associações. A consulta pode ser feita diretamente no aplicativo, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

Caso o aposentado ou pensionista constate descontos não autorizados, ele poderá solicitar o reembolso dos valores pelos mesmos canais: aplicativo, site ou telefone 135.

Instabilidade e reforço no atendimento

Devido ao grande número de acessos, o INSS informou que o sistema pode apresentar instabilidades temporárias. A Dataprev, empresa responsável pela tecnologia do INSS, está monitorando os serviços para garantir o funcionamento das plataformas.

Para ampliar o atendimento aos segurados que não têm familiaridade com meios digitais, o governo estuda firmar uma parceria com os Correios, que pode disponibilizar suas mais de 8,5 mil agências em todo o país para atendimento presencial.

Como acessar a notificação

O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente nas lojas App Store (iOS) e Google Play (Android). Após o download, é necessário criar uma conta no sistema Gov.br, informando o número do CPF e escolhendo uma senha. Também é possível criar a conta por meio do internet banking de bancos credenciados.

Com a conta ativa, o segurado deve clicar no ícone de sino no topo direito da tela, acessar “Configurar Notificações” e ativar a opção “Permitir notificações” para receber os avisos do INSS.

Tipos de mensagem

O INSS está enviando dois tipos de mensagens: uma para quem teve algum tipo de desconto por associação e outra para quem está vinculado a alguma entidade, ainda que não tenha tido desconto.

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