GPS Brasília comscore

Segundo pesquisa, se eleições fossem hoje, Lula venceria em todos os cenários

Levantamento feito pela Genial/Quaest foi divulgado nesta segunda-feira (3)

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), revela que, apesar do aumento na reprovação ao atual governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os possíveis adversários da oposição caso as eleições ocorressem hoje. A pesquisa simula quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo, com Lula liderando em todos.

Esse levantamento faz parte do estudo divulgado na semana passada, que indicou pela primeira vez que a desaprovação ao governo superou a aprovação. Foram realizadas 4.500 entrevistas presenciais com brasileiros a partir de 16 anos, entre os dias 23 e 26 de janeiro. O período já reflete as mudanças na comunicação do governo, coordenadas por Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

Nos seis cenários do segundo turno, Lula mantém mais de 40% das intenções de voto. A menor diferença ocorre em uma disputa com o cantor sertanejo Gusttavo Lima, em que Lula teria 41% contra 35%. O maior favoritismo do presidente é contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 45% contra 26% no segundo turno.

 

Eduardo Bolsonaro

Se o confronto fosse contra Eduardo Bolsonaro (PL) ou Pablo Marçal (PRTB), Lula teria uma vantagem de 10 pontos, alcançando 44% contra 34% em ambos os casos. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a diferença diminuiu para 9 pontos: 43% contra 34%. Outro cenário testado foi uma disputa entre Lula e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), onde o presidente ficaria com 45% contra 28%.

A pesquisa tem uma margem de erro de 1 ponto percentual. Nos quatro cenários de primeiro turno, nos quais Ciro Gomes (PDT) está presente, as intenções de voto para Lula variam entre 28% e 33%. O cenário com o maior percentual (33%) é aquele sem Tarcísio, Marçal e Eduardo Bolsonaro. Quando Tarcísio é excluído, mas Gusttavo Lima, Pablo Marçal e Eduardo Bolsonaro são considerados, a vantagem de Lula diminui para 28%.

 

Gusttavo Lima

A intenção do cantor Gusttavo Lima se candidatar a presidência pegou a todos de surpresa. O sertanejo confirmou recentemente que pretende concorrer ao cargo de chefe do Executivo. E para que ele não faria frente em nenhum cenário, o artista apareceu bem na pesquisa da Genial/Quaest. Gusttavo Lima surge como o nome mais competitivo contra Lula, em um cenário que reúne diversos outros nomes da direita.

Na pesquisa espontânea, 78% declaram-se indecisos. Apenas três nomes foram citados: Lula, que aparece com 9% das intenções de voto, empatado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Gusttavo Lima teve 1% das menções.

 

Rejeição

No quesito rejeição, Lula aparece com menos menções que Bolsonaro. Ao todo, 49% dizem que não votariam nele. Em relação a Bolsonaro, a rejeição é de 53%. A maior parte registrada é de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, com 56% dos candidatos dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. Logo após vem Eduardo Bolsonaro, com 55%.

 

*Com informações do Estadão Conteúdo

Veja também

Entenda as diferenças entre os medicamentos, suas indicações, benefícios, riscos …

Álcool é frequentemente associado à descontração e à socialização, mas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI