GPS Brasília comscore

Segunda-feira eu começo a academia… mas vai começar mesmo?

Uma afirmação que não precisa de estudo científico para ser confirmada, a frase **“_Segunda-feira eu começo_”** já foi dita ou ouvida por você que está lendo estas linhas pelo menos uma vez na vida. Não é mesmo? E é bem fácil arriscar e dizer que a promessa foi feita, em geral, dentro de um contexto de dar início a uma dieta ou a uma atividade física. Pois os “_preguiçosos de plantão_” que protelam o tempo todo precisam **ficar alertas**, pois **os malefícios do sedentarismo para a saúde e sobretudo para o coração são preocupantes**.

A **Organização Mundial da Saúde** estima que entre **60% e 85% da população mundial têm um estilo de vida considerado sedentário**. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (**IBGE**), cerca de **47% dos brasileiros estão nessa situação**. Mais assustador é que 2 milhões de mortes que acontecem todos os anos podem ser atribuídas à inatividade física. A OMS alerta ainda que, **até 2030**, o sedentarismo pode levar a **500 milhões** de pessoas a desenvolverem **doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade**.

![Adrian Swancar / Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/adrian_swancar_im_Af_C_Yq7_KH_0_unsplash_dd2cd2da7c.jpg)

A projeção **pode até parecer distante de nós**, mas é só quando os problemas começam a aparecer que a maior parte das pessoas decide agir, mas aí, já é **tarde demais**. Por isso mesmo que o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, **Dr. Elcio Pires Junior** alerta sobre a importância da prática regular de exercícios e esporte para a saúde do coração, em todas as faixas etárias.

“_É considerado como sedentário a pessoa que pratica menos de 150 minutos por semana de atividades físicas de intensidade moderada, ou menos de 75 minutos semanais para atividades intensas_”, destaca o médico. Ele ressalta que **o sedentarismo é um dos principais fatores de risco para as doenças do coração**, como infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

>“A prática regular de exercícios é importante para melhorar a qualidade de vida e a disposição para realizar as suas tarefas do dia a dia, também ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, fortalece ossos e músculos e ajuda a emagrecer. Estes benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular”, diz Elcio.

![Foto: Gabin Vallet / Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/gabin_vallet_J154n_Ekpzl_Q_unsplash_fd86c1af4d.jpg)

Porém, não fique pensando que é só cair de paraquedas na academia, começar a malhar e pronto. O cirurgião cardiovascular lembra que é de **extrema importância consultar um médico** e realizar todos os exames necessários antes de iniciar a prática de atividade física, principalmente se você estiver **parado há muito tempo**. Isso porque **é preciso verificar o estado geral da saúde** da pessoa para que o instrutor ou _personal trainer_ consiga indicar de forma personalizada o **tipo ideal de exercício e a intensidade adequada**.

Porém, mesmo não sendo da área da saúde, o **GPS|Lifetime** pede licença e toma a liberdade de lembrar que todo **o Distrito Federal é repleto de calçadas, vias exclusivas para a realização de caminhadas; tem inúmeras ciclovias** para quem preferir pedalar sem fazer muito esforço, mas já ir despertando o corpo.

![Parque Olhos D’Água – Foto: Brasília Ambiental](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Parque_Olhos_D_Agua_Foto_Brasilia_Ambiental_3_b8b1d5d2cb.jpg)

Uma boa pedida também é explorar lugares como o **Parque da Cidade na região central da cidade, o Olhos D’Água na Asa Norte ou ainda o Parque Ecológico de Águas Claras**. Todos têm fácil acesso, são gratuitos e podem servir de pit stop no caminho de casa. O importante é você **substituir o verbo começar** da frase “_Segunda-feira eu começo a me exercitar_” **por continuar**, nem que seja, como sugerimos, devagar, numa boa.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.