O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, anunciou, nesta quinta-feira (28), que Brasília será a sede da próxima edição da ABAV Expo 51, programada para o ano que vem. O evento ocorre até sexta-feira (29), no RioCentro, na cidade do Rio de Janeiro, e é um dos mais importantes do setor no Brasil.
Segundo Cristiano Araújo, a escolha de Brasília como anfitriã da ABAV Expo 51 “é resultado de um esforço conjunto” da Secretaria de Turismo do DF e de diversas entidades e organizações que desempenham um papel fundamental na promoção do turismo na região.
A ABAV Expo é um dos maiores congressos nacionais sobre turismo, reunindo profissionais, empresários e entusiastas do setor de todo o País. A edição no Rio de Janeiro está movimentando o mercado e apresentando inovações e oportunidades para o mercado turístico brasileiro.
Para se ter ideia, apenas no ano de 2022, a ABAV Expo reuniu um público de quase 26 mil pessoas, 155 estandes e mais de 1,5 mil marcas. Na edição deste ano, a organização ainda não divulgou os números, mas a expectativa é que o balanço seja ainda maior.
Além da Agência Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV-DF), a decisão teve o apoio constante de entidades como ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Abare (Associação Brasileira de Resorts), Brasília Convention Bureau, Sindgtur (Sindicato de Guias de Turismo do DF) e Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Araújo também citou a importância do Sindeventos (Sindicato das Empresas de Eventos do DF), Ruraltur Sindorar (Sindicato dos Produtores Rurais e Agroindustriais do DF), Portal Visite Brasília, Sindetur (Sindicato das Empresas de Turismo do DF), Inframérica (Concessionária do Aeroporto de Brasília) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), fundamentais, segundo ele, para tornar essa conquista uma realidade.