O secretário de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz Júnior, deixou o cargo nesta sexta-feira (1º), a pedido. A decisão foi confirmada ao GPS|Brasília pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que nomeou o auditor de controle interno Daniel Izaias de Carvalho para assumir a função.
A saída de Ferraz ocorre dias após o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) confirmar, em segunda instância, a condenação do ex-secretário a 9 anos e 9 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O processo envolve irregularidades no período em que ele presidiu o Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev), com alocação de recursos públicos em fundos e títulos sob suspeita.
“Ele [Ney] vai cuidar da sua defesa sem a pressão da mídia”, afirmou Ibaneis.
A permanência de Ney no cargo havia sido questionada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que deu prazo de cinco dias para o governador justificar a manutenção do secretário no posto após a condenação.
Entre 2019 e 2022, Ney Ferraz comandou o Iprev e também o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas), responsável pela criação do plano de saúde dos servidores públicos. Depois, foi alçado à Secretaria de Planejamento e, mais tarde, à Secretaria de Economia, recriada a partir da fusão com a antiga Fazenda.