O secretário de Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, afirmou, na noite desta quarta-feira (20), que o atual governo reduziu em quase 80% a área afetada pelo garimpo nas terras indígenas Yanomami.
Pelo Twitter, o advogado de Brasília, que é filiado ao PSol, comemorou o resultado da nova gestão.
“O governo federal vem trabalhando incansavelmente desde janeiro na terra indígena Yanomami, e os resultados são impressionantes: uma redução de quase 80% na área afetada pelo garimpo. Garantir o desenvolvimento sustentável do país é uma das prioridades do governo Lula”, disse.
A declaração ocorreu após encontro do aliado do ministro da Justiça, Flávio Dino, com a 1ª advogada indígena do povo Kanamari e presidente da Comissão de Direitos Indígenas da OAB/AM, Inory Kanamari, juntamente com o secretário de Assuntos Indígenas de Atalaia do Norte, Jaime Mayoruna.
“Dialogamos sobre as dificuldades do acesso à Justiça dos povos originários da Amazônia Legal, e a importância do diálogo intercultural que respeita o modo de ser e de viver dos povos indígenas”, continuou.
O Governo Federal vem trabalhando incansavelmente desde janeiro na terra indígena Yanomami, e os resultados são impressionantes: uma redução de quase 80% na área afetada pelo garimpo. Garantir o desenvolvimento sustentável do país é uma das prioridades do Governo Lula!
— Marivaldo Pereira (@Marivaldo4P) September 21, 2023