O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, esteve em São Paulo nesta semana, onde se reuniu com representantes de quatro companhias aéreas africanas: Ethiopian Airlines, Egypt Air, TAAAG Angola Airlines e South African. Com o intuito de fortalecer Brasília como um hub internacional, Paco demonstrou otimismo em relação à possível criação de pelo menos uma nova rota internacional na cidade ainda neste ano.
“Nas reuniões, pude destacar as inúmeras oportunidades que o Distrito Federal oferece, a qualidade excepcional do Aeroporto de Brasília e o potencial da cidade para turismo e negócios”, explicou o secretário. “Todas essas características justificam a abertura de novas rotas internacionais em nossa capital”, complementou.
Durante a reunião com representantes da Ethiopian Airlines, Paco ressaltou a capacidade do Aeroporto de Brasília como ponto de apoio para as operações da companhia. O encontro incluiu discussões sobre parcerias estratégicas e possíveis colaborações para o futuro.
A respeito da EgyptAir, o secretário se encontrou com Nashwa Bakr, cônsul-comercial da Embaixada do Egito em São Paulo. Eles discutiram sobre os planos da EgyptAir de retomar voos para o Brasil em 2024, considerando a possibilidade de estabelecer voos diretos entre Cairo e Brasília.
A TAAG Linhas Aéreas de Angola também esteve na pauta, com representantes Rebecca Meadows e Altamiro Medice discutindo possíveis voos entre Angola e Brasília. A companhia africana planeja ampliar sua presença no Brasil com seis voos semanais.
Paco Britto celebrou conquistas recentes, incluindo o voo Brasília-Lima (Peru) e a expansão para destinos como Miami, Orlando, Buenos Aires e Santiago.
“Mais uma vitória do governo Ibaneis Rocha que firma Brasília como uma grande capital, um grande hub”, disse.