A realização da partida entre Vasco e Palmeiras, neste domingo (4), no Estádio Nacional Mané Garrincha – Arena BRB, servirá para a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) lançar a campanha Cartão Vermelho para o Racismo. A ação inédita tem como parceira a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e visa enfrentar ocorrências criminosas deste tipo no futebol brasileiro.
Com o lema “Não é só falta grave, é cartão vermelho para o racismo”, a iniciativa será apresentada ao público com um gesto coletivo: jogadores das duas equipes entrarão em campo com uma faixa da campanha, enquanto torcedores, atletas e autoridades levantarão, simultaneamente, cartões vermelhos em repúdio à discriminação racial. Os cartões serão distribuídos na entrada do estádio.
A campanha visa construir um modelo nacional de combate a este crime nos estádios, com base na recém-sancionada Lei Vinícius Júnior, que estabelece diretrizes para a prevenção e o enfrentamento ao racismo no ambiente esportivo. A Sejus-DF é responsável pela regulamentação da lei no DF e a CBF apoia a expansão do modelo para outros estados.